Jovens concluem oficinas de Escrita Literária
Da cabeça e do coração da escritora Tuka Vilhena nasceu um projeto pronto para abraçar e incentivar jovens a ler e escrever. O projeto ‘Escrita Literária’ ganhou forma e, em sete encontros, jogou luz sobre o talento dos 15 participantes. A aula de encerramento da turma ocorreu no sábado (25), na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot.
Técnicas de escrita, construção dos personagens, jornada do heroi, como deescrever gestos e lugares, diálogos e publicação de obras foram temas abordados. E os alunos aprovaram. “Foi tudo muito além do que imaginei. Sempre gostei de escrever e ler e essa foi a oportunidade para apromorar. Ter contato com alguém com tanta experiência é incrível”, comentou Katharinna Simonetti, de 16 anos.
Assim como ela, Leticia Toledo Carboneri, de 16 anos, gostou. “Ler e escrever são meus passatempos. Sonho em ser escritora. Ter participado da oficina me fez deixar para trás o bloquei criativo.”
Tuka, que também é professora, destaca que em agosto será realizado um encerramento oficial, com a leitura dos textos produzidos pelos jovens a familiares. Ela conta que pretende abrir novas turmas. “Esses jovens são sementes para que outros se interessem pelo projeto. Estou extasiada com o desempenho dessa turma. Dei o caminho e deixei eles voarem.”
Tuka é natural de Lins (SP) e jundiaiense de coração há 49 anos. Ela tem seis livros publicados, todos disponívels na Amazon.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)