Na véspera do Dia do Hospital, São Vicente amplia UTI Geral e Cardiológica
No Brasil, o Dia do Hospital é celebrado no dia 2 de julho, com o objetivo de comemorar a criação dos hospitais no Brasil e homenagear os profissionais da área da saúde.
Nesta sexta-feira (1), reforçando a importância da data, o Hospital São Vicente entrega a ampliação de sua Unidade de terapia Intensiva (UTI) II, destinada a pacientes de alta complexidade em clínica geral e cardiologia. A obra foi realizada com recursos provenientes do Governo do Estado de São Paulo, por meio do programa “Mais Santas Casas”. Com o espaço totalmente reestruturado, a melhoria possibilitará a habilitação de novos leitos de UTI para o município junto ao Ministério da Saúde (MS).
“São inúmeros os avanços que temos acompanhado no Hospital São Vicente nestes últimos anos e isso faz parte da responsabilidade que assumimos, em ter neste município uma saúde de qualidade. Sabemos do imenso potencial de todos os profissionais que atuam lá, por isso nunca medimos esforços em reformar a quimioterapia, entregar o Ambulatório de Ortopedia, dar início à revitalização de todos os quartos e muitas outras melhorias que temos observado. Com a entrega desta nova UTI, ampliamos a qualidade da assistência que oferecemos a nossa população, num ambiente digno, novo e com resolutividade”, destaca o prefeito Luiz Fernando Machado.
“A reforma faz parte do projeto de readequação de todos os leitos de UTI do hospital, do total de 242 leitos, 60 são de UTI. Isso possibilitará um atendimento com um grau ainda mais elevado de qualidade, num ambiente mais bem estruturado, com tecnologia de ponta”, explica o superintendente do HSV, Matheus Gomes.
Localizado no segundo andar, o espaço ganhou quase o triplo de sua área anterior, saindo de 180 m² para 447m². A amplitude e distribuição dos leitos otimizam a visualização dos pacientes internados. Cada detalhe foi planejado priorizando os padrões de qualidade, humanização, segurança e acessibilidade.
O Hospital São Vicente
Fundado em 20 de dezembro de 1902, fruto da união da antiga conferência Vicentina Nossa Senhora do Desterro (atualmente Sociedade São Vicente de Paulo), os Vicentinos e as Irmãs Franciscanas, o Hospital São Vicente já tem 119 anos de dedicação à saúde de Jundiaí e região, sendo o hospital de referência para sete municípios, que juntos somam uma população estimada de 900 mil habitantes.
O hospital é referência para urgência e emergência e alta complexidade em Oncologia, Neurologia, Cardiologia e Ortopedia/Traumatologia, atendendo cerca de 24 mil pacientes todo mês. Trata-se de uma das instituições mais bem equipadas do país, que por meio da dedicação de seus profissionais, continua alimentando o amor por salvar vidas.
(Fonte: TVTEC Jundiaí e Hospital São Vicente/Imagens: Hospital São Vicente)