Festival de Música de Jundiaí consolida a vocação da cidade para a realização de festivais
Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) consolida sua vocação para a realização de festivais. Depois do sucesso alcançado com as edições dos Festivais de Dança (Enredança), em abril, Curtas Metragens, em maio e Teatro (Festeju), em junho, o recém lançado Festival de Música de Jundiaí que será realizado neste mês de julho, no Complexo Fepasa, bate todos os recordes: mais de 370 músicas inscritas, 323 compositores, 354 canções, 23 composições instrumentais, representantes de 88 cidades de 16 estados brasileiros, com inscrições em todos os gêneros musicais.
Esse sucesso, segundo o gestor da UGC, Marcelo Peroni coloca Jundiaí em lugar de destaque na rota dos festivais. “A classe artística está reconhecendo a seriedade com que estamos montando os editais e regulamentos, os profissionais renomados que convidamos para participar das bancas de seleção e julgamento, das rodas de conversas, dos workshops nos dão ainda mais credibilidade. Há que se destacar também, as políticas públicas para a Cultura que essa administração vem realizando, somado a infraestrutura que dispomos tanto de locais como de material técnico e as boas premiações”, destacou.
O Festival de Música Jundiaí 2022 tem como proposta estimular a formação de um novo público interessado em manifestações artísticas, além de incentivar a interação e troca dessas experiências entre as diversas expressões culturais. Promover a troca de informações e de experiências entre profissionais de renome e jovens talentos da música.
Para selecionar 30 composições inéditas, a UGC convidou para compor a comissão de avaliação técnica do Festival, João Marcelo Bôscoli, sócio fundador da Trama, empresa de música independente do Brasil, que já lançou mais de 3 mil CDs e DVDs, vendendo cerca de 12 milhões de cópias; Graça Cunha, cantora com 29 anos de carreira, com participações em teatro musical, gravação de jingles, bandas, sendo escolhida pela Disney para dublar a voz de Sabi, a mãe de Simba, do filme Rei Leão e que cantou a versão brasileira de “Circle of live”, de Elton John, música de abertura do filme e Sérgio Martins, jornalista e crítico musical com vasta experiência e passagem pelas principais redações de jornais e revistas do país. Hoje, apresenta o programa “ Conversa de Música”, na plataforma InnsaeiTV.
O Festival
De 27 a 31 de julho, no Complexo Fepasa acontecerão as apresentações ao vivo dos concorrentes do Festival, com entrada gratuita. O cronograma está assim elaborado:
Eliminatórias: dias 27, 28 e 29 (quarta, quinta e sexta-feira) – apresentação das 30 músicas selecionadas.
Semifinal: dia 30 (sábado) – apresentação das 15 músicas selecionadas pela fase eliminatória.
Final: dia 31 (domingo) – apresentação das 10 músicas selecionadas pela fase semifinal e definição das quatro melhores músicas do festival, com as quatro sendo consideradas vencedoras.
Haverá premiação para melhor intérprete, melhor música de Jundiaí e voto popular. As quatro músicas vencedoras receberão aporte de 4 mil reais cada uma e troféu, o mesmo prêmio para a melhor música de Jundiaí. Ao melhor intérprete e melhor música por voto popular será conferido o aporte de 3 mil reais e troféu.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)