Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Com arte e boas ações, moradores deixam seus bairros mais bonitos

Publicada em 10/07/2022 às 15:14

Quem passa pela Ponte São João, próximo à paróquia São João Batista, consegue notar a presença da arte urbana nos postes, calçadas, muros e até no asfalto. A artista da região é a moradora do bairro, Helena Tavares, de 74 anos, que faz os desenhos desde 2015. Segundo ela, as pinturas servem para levar alegria às ruas do bairro. “Meu objetivo principal é dar vida ao bairro. As pinturas coloridas servem para deixar as ruas alegres, com uma cara nova. Desenho nos muros, calçadas, postes e asfalto, é uma maneira simples de revitalizar o bairro com o que temos em mão e deixá-lo mais bonito”, afirma a moradora.

Com o trabalho reconhecido no bairro, Helena recebe materiais dos próprios moradores para continuar com as pinturas nas ruas, além do apoio da vizinhança. “Muitos vizinhos apreciam meu trabalho e gostam de ver a arte pelas ruas. Eles me apoiam e oferecem tintas para os desenhos. Admito que já estou um pouco velha para isso e não tenho mais a mesma disposição de antes, mas esse apoio dos moradores me dá força para continuar cuidando do nosso bairro”, diz Helena.

Além da vizinhança, a artista recebe convites para fazer visitas às escolas e incentivar crianças a cuidarem dos seus bairros através da arte. “Eu amo o que faço e quero fazer as pessoas se inspirarem, principalmente as crianças. Já fiz visitas em escolas e os alunos sempre se interessam em fazer a diferença em seus bairros, seja através de desenhos, plantio de mudas ou pequenas reformas”, conta a artista.

Helena Tavares leva cor aos muros, postes e asfalto da Ponte São João

REVITALIZAÇÃO

Assim como Helena, outros moradores da região da Ponte São João e Vila Joana também se dispõem a cuidar do bairro. A pequena praça entre a rua Dino e a avenida Luiz Zorzetti foi revitalizada pela vizinhança, com jardinagem, pintura e limpeza. Segundo Helena, a manutenção é constante e deixa os moradores satisfeitos. “A gente cuida do que é nosso e, quanto mais gente ajuda, mais fácil fica. Tem vizinhos que fazem a limpeza, outros que plantam mudas e eu que gosto de levar cor ao local”, conclui a moradora.

No Jardim Bonfiglioli, é possível identificar desenhos em muros que antes estavam sujos e abandonados. Artista de profissão, Santiago Panichelli, de 34 anos, leva cor e beleza ao bairro através de suas pinturas. “Além de ser minha profissão, é uma forma voluntária de embelezar as ruas e dar uma cara nova ao bairro. Quero levar a arte urbana para as pessoas e dividir meu trabalho com os moradores”, afirma o artista.

Sua esposa, Jamaira Santos, de 32 anos, também é artista, e desenha junto com o marido pelas ruas do bairro. Antes de pintar, o casal sempre pede autorização aos moradores próximos para fazer o trabalho. “A gente prioriza lugares abandonados e em mau estado. Nós pintamos juntos há cinco anos e nos conhecemos através da arte urbana. Além de revitalizar o bairro, é uma forma de divulgar nosso trabalho como artistas”, diz Panichelli.

Santiago Panichelli, de 34 anos, leva cor e beleza ao bairro através de suas pinturas

NATUREZA

Pensando em melhorar a qualidade de vida dos moradores da região do Parque Eloy Chaves e Jardim Ermida, Joaquim Morais, de 83 anos, teve a ideia de plantar mudas e resgatar árvores doentes nas ruas.

O trabalho começou em 2020, quando ele notou que algumas plantas estavam morrendo por falta de cuidados. “Moro próximo à estrada que liga o bairro à Serra do Japi e passam centenas de pessoas por este caminho diariamente. Comecei a reparar que as plantas estavam secas e murchas. Então, comecei a cuidar delas, podar, adubar e regar diariamente, e foi um prazer acompanhar o resultado”, afirma.

Com o tempo, além de cuidar das plantas, Morais plantou novas mudas na região e conta com a ajuda de outros moradores para continuar a restauração ambiental no bairro. “Até o momento, já foram mais de 500 mudas plantadas. Muitos moradores apoiaram o trabalho e hoje fazem parte desse projeto. Fico feliz em saber que incentivei muitas pessoas a cuidarem do bairro”, comemora o morador.

Joaquim Morais, de 83 anos, teve a ideia de plantar mudas

Fonte / Fotos: Jornal de Jundiaí


Leia mais Notícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/07/10/com-arte-e-boas-acoes-moradores-deixam-seus-bairros-mais-bonitos/

Apoio