Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Pesquisador e autor Gandhy Piorski faz visita técnica ao CIEMPI para montagem de exposição

Publicada em 19/07/2022 às 09:14

O renomado pesquisador e autor do livro “Brinquedos de Chão”, que originou o projeto Caixa da Natureza, atividade desenvolvida pela Unidade de Gestão de Educação (UGE), por meio do programa Escola Inovadora, realizou visita técnica nas instalações do Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (CIEMPI) para a montagem da exposição “A criança e a imaginação da matéria”, que será aberta ao público em agosto. 

“Será uma importante exposição para a educação de Jundiaí. Gandhy é referência para nós e já inspirou a Caixa da Natureza e muitas outras atividades e ações do nosso programa Escola Inovadora”, afirmou a gestora adjunta de Educação, Tânia Gurgel.

Gandhy irá montar exposição no CIEMPI

A exposição contará com peças do acervo pessoal do pesquisador. “São objetos que foram produzidos por crianças durante um programa de escuta livre. Foram utilizados mais de 20 mil peças provenientes de sucatas de regiões metropolitanas e que não faziam parte do cotidiano dessas crianças. O objetivo foi provocar o imaginário com coisas que elas não conheciam. O trabalho contou com o apoio de artistas plásticos que ajudaram apenas na fixação de peças”, explicou Gandhy.

Além da exposição, também serão realizadas oficinas de brinquedos com estudantes das escolas municipais e também com pais e filhos. “Percebemos que a criatividade e o trabalho executado pelas crianças se assemelha ao processo de criação de grandes artistas do modernismo. A criança tem essa capacidade de criação e por meio desses momentos pode-se, inclusive, entender melhor os sentimentos da criança, pois através desse processo ela expressa seus sentimentos, sejam alegres ou tristes”, comenta o pesquisador.

A diretora do Departamento de Fomento à Leitura, ligado ao CIEMPI, Cícera Escoura, explicou sobre a importância da exposição no CIEMPI. “Essa será uma ação que, além de ampliar as possibilidades dos trabalhos desenvolvidos aqui no Centro, será importante para atrair e divulgar os projetos que realizamos com os ateliês”, afirmou.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais CulturaJundiaí
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/07/19/pesquisador-e-autor-gandhy-piorski-faz-visita-tecnica-ao-ciempi-para-montagem-de-exposicao/

Apoio