Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Festival de Música de Jundiaí terá parceria com a Fundação Padre Anchieta e Rádio Cultura

Publicada em 21/07/2022 às 17:23

A Fundação Padre Anchieta de São Paulo, gestora da TV Cultura e das rádios Cultura FM e Cultura Brasil, por meio do seu Núcleo de Produção de Música, confirmou a parceria institucional com a Unidade de Gestão de Cultura (UGC), para a divulgação do trabalho dos selecionados e principalmente dos vencedores do 1º Festival de Música de Jundiaí, que acontece de 27 a 31 de julho, no Complexo Fepasa.

Segundo Alexandre Tondella, gerente das Rádios Cultura FM, Cultura Brasil e do Núcleo de Produção de Música da TV Cultura, da Fundação Padre Anchieta, é fundamental dar visibilidade aos novos talentos que surgirem no Festival. “Além de inserirmos na nossa programação a divulgação do festival, queremos entrevistar os premiados, para veicular na programação da Rádio Cultura Brasil. Entendemos que é nossa obrigação incentivar e promover a música de qualidade, principalmente num país onde nasceram Tom Jobim, Caetano Veloso, Gilberto Gil e tantos outros grandes compositores e intérpretes. Um festival que teve quase 400 inscritos é a prova de que vem coisa boa por aí. Que essa parceria seja mantida e se possível, ampliada”, destacou Tondella.

Para o diretor de Cultura, João Carlos de Luca, a parceria da Fundação Padre Anchieta com a UGC é de extrema importância não só no sentido de dar credibilidade ao festival, mas também de atestar a qualidade e o grande alcance das ações que estão sendo propostas pela administração. “A visibilidade que os músicos, compositores e intérpretes terão com essa divulgação na programação da Rádio Cultura Brasil e também no aplicativo Cultura Digital será tão importante quanto a premiação estipulada para os vencedores. E o público que aprecia a boa música popular brasileira também, poderá acompanhar esses novos talentos”, finalizou de Luca.

Foto noturna da praça central do Complexo Fepasa com pessoas sentadas em cadeiras de plástico brancas, com prédios históricos de tijolos á vista no fundo
Atrações do Festival serão apresentadas no Complexo Fepasa

Festival
Festival de Música de Jundiaí 2022 vai reunir no palco do Complexo Fepasa as 30 músicas selecionadas, das mais de 370 músicas de todos os gêneros musicais inscritas, de 323 compositores, num total de 354 canções e 23 composições instrumentais, com representantes de 88 cidades de 16 estados brasileiros.

Com um novo formato, o Festival de Música de Jundiaí, ainda contará com três workshops presenciais gratuitos, aberto a todos os interessados, que serão realizados no Complexo Fepasa: “Criatividade e improvisação na Música Popular”, com o pianista Fábio Torres; “Perceber, Emitir e Compor”, com o músico e compositor Cláudio Nucci e “Áudio Profissional para Músicos”, com técnico de mixagem de som Lucas Carregari de Vitto (Xuxu).

Para participar os interessados deverão se inscrever pela internet em formulário próprio para cada workshop, sendo permitido participar em mais de um. A sinopse dos três workshops, bem como o currículo dos profissionais que estarão envolvidos podem ser acessados no site do Festival.

A exemplo de outros festivais realizados pela UGC, o Festival de Música de Jundiaí terá a sua Roda de Conversa. Programada para o sábado, dia 30, a partir das 10h30, no auditório da Sala Jundiaí, no Complexo Fepasa, com entrada gratuita, sendo que o acesso se dará por ordem de chegada. A capacidade do local é de 180 pessoas.

A Roda de Conversa do Festival de Música terá como tema “A carreira musical e as redes sociais: Como conquistar novos públicos sem perder o foco na música”, com as presenças do músico, cantor e compositor Cláudio Nucci; do pianista Fábio Torres e João Marcelo Bôscoli, sócio fundador da Trama, empresa de música independente do Brasil, já lançou mais de 3.000 CDs e DVDs, vendendo cerca de 12 milhões de cópias físicas.

Programação
De 27 a 31 de julho, no Complexo Fepasa acontecerão as apresentações ao vivo dos concorrentes do Festival. O cronograma está assim elaborado:

Eliminatórias: dias 27, 28 e 29 (quarta, quinta e sexta-feira) – apresentação das 30 músicas selecionadas.
Semifinal: dia 30 (sábado) – apresentação das 15 músicas selecionadas pela fase eliminatória.
Final: dia 31 (domingo) – apresentação das 10 músicas selecionadas pela fase semifinal e definição das quatro melhores músicas do festival, com as quatro sendo consideradas vencedoras.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETADO FESTIVAL

Haverá premiação para melhor intérprete, melhor música de Jundiaí e voto popular. As quatro músicas vencedoras receberão aporte de 4 mil reais cada uma e troféu, o mesmo prêmio para a melhor música de Jundiaí. Ao melhor intérprete e melhor música por voto popular será conferido o aporte de 3 mil reais e troféu.

Dois shows estão confirmados no Complexo Fepasa, dia 30 (sábado), às 17h, Grupo Triii e no dia 31 (domingo), às 15h, Demônios da Garoa, os dois com entrada gratuita.

A programação do Festival trará como espetáculos convidados os shows das bandas Triii e Demônios da Garoa

O público contará com área de estacionamento gratuito, praça de alimentação com a presença dos permissionários dos varejões noturnos da cidade e os artesãos participantes do projeto “Jundiaí feito à Mão”.

O Festival de Música, é uma realização da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Cultura, com apoio institucional do Sesi e parceria com a Fundação Padre Anchieta de São Paulo – Rádio Cultura FM e Cultura Brasil.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí/ Divulgação)


Leia mais CulturaJundiaí
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/07/21/festival-de-musica-de-jundiai-tera-parceria-com-a-fundacao-padre-anchieta-e-radio-cultura/

Apoio