Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Agenda cultural do fim de semana está recheada de atrações

Publicada em 22/07/2022 às 11:51

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) promove diversas ações culturais em seus equipamentos para esse final de semana na cidade, sempre buscando valorizar os artistas de Jundiaí e região dos diversos segmentos culturais e atrações para públicos de todas as idades.

Confira a programação em cada equipamento cultural para esse final de semana:

Complexo Fepasa (avenida União dos Ferroviários, 1.760, Centro) o público poderá visitar duas exposições com entrada gratuita. No sábado e domingo das 8h às 17h. Mais informações 4589-6800

“Tarcilas – Mulheres na Arte”, reunindo obras de 10 mulheres artistas visuais – grafiteiras, ilustradoras, pintoras de parede e tela – descentralizadas, de Jundiaí, resultado de um projeto realizado de janeiro a março de 2021, com o apoio da UGC e viabilizado pelo Programa de Ação Cultural – ProAc – da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. A curadoria é da artista Gislaine Silva (Gi Real), com colaboração das artistas Paula Pimenta e Andréa Mendes, do Coletivo PretaAção. Em exposição as obras das artistas: Beatriz Pastorini, Daniela Shirozono, Flávia Prexede, Gabriela Santos de Matos, Marina Germano, Patrícia Haruno, Tânia Manacero, Thayara Magalhães, Valéria Balbin e Viviane Lima.

“Tarcilas – Mulheres na Arte”, exposição no Complexo Fepasa

“Tranças, Mãos e Corações” reúne as obras das artistas Amélia Catarina de Araújo Barbosa, Ângela Maurícia, Arima Rayana Rossi, Bruna Thaís, Jéssica Bonifácio, Marta Augusta dos Santos Braz, Rafaela Bueno, Rita Sanches, Sebastiana Ramos e Teresa Bonifácio, integrantes do Coletivo #PretaEu. A curadoria é de Milena Souza. A exposição é viabilizada pelo Programa de Ação Cultural (ProAc) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e pode ser visitada até domingo (24).

Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot (avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos, Vila Arens), entrada gratuita e aberta no sábado das 9h às 13h. Mais informações 4527-2110.

Neste sábado (23), às 11h, acontece um show de mágica para o público infantil, com utilização de efeitos sonoros e visuais com participação efetiva da plateia, com o ilusionista William Seven. A atividade tem duração de 40 minutos. Na sequência, o artista comanda uma oficina para 30 crianças previamente inscritas.

No espaço Sonia Cintra, o público poderá visitar gratuitamente, a exposição “Narrativas Autobiográficas e Memórias Imagéticas” que traz histórias de vida de alunas e alunos do CMEJA, das professoras Djenane Vieira e Érica Ferreira (Arte e Língua Portuguesa) que, por meio de relatos e fotos de ancestrais de suas famílias, dialogam com o público acerca de suas memórias afetivas.

Na Galeria Jundiaí está acontecendo a exposição “Na Pele da Negra através do Olhos”, uma captura que retrata diversos sentimentos vivido no cotidiano da Mulher Negra, com o objetivo de homenagear e ressaltar a cultura afro brasileira. Participam da mostra as artistas: Beatriz Pastorino, Bella Tozini, Letícia Alves, Paty Miranda, Rosângela Arregolão, Silvia Almeida, Stela Carolina, Thais Legal e Vanessa Sanches.

Fábrica das Infâncias Japy (rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens). O mais novo espaço cultural da cidade estará aberto neste sábado e domingo (23 e 24), das 9h às 13h. Mais informações 4521-0971.

Trupe Pling em ação na Fábrica das Infâncias Japy

Neste sábado (23), às 10h30, a Trupe Pling apresenta “Circo Parque”, com os atores Ulisses Vertuan, Nattan Nogueira e Lucy Pavish, um espetáculo interativo com números circenses e seus personagens tradicionais com teatro, música, poesia e bonecos, desenvolvendo números diversos de Malabarismo, Equilíbrio, Palhaçaria, Acrobacias e Dança, recomendado para crianças de 4 a 10 anos.

Já no domingo (24), a partir das 10h30, Oficina de Musicalização Infantil, sob o comando de Karen Comandulli. A oficina tem por objetivo estimular o desenvolvimento físico e cognitivo da criança, por meio de atividades lúdicas musicais. Com canções e atividades específicas para crianças na primeira infância, a oficina oferecerá aos participantes momentos de lazer e interação social, despertando os sentidos da criança para a percepção musical e para o mundo que se apresenta ao seu redor.

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão (rua Barão de Jundiaí, 762, Centro). Aberto no sábado e domingo, das 10h às 17h. Entrada gratuita. Mais informações 4521-6259.

O público poderá conhecer o acervo permanente do Museu e ainda conferir em seus jardins as instalações do programa municipal Cidade das Crianças e da campanha “Jundiaí Pé de Infância”, com os conceitos da Rede Urban95.

Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes (rua Barão de Jundiaí, 109, Centro). Aberta sábado e domingo (23 e 24) das 10h às 17h. Entrada gratuita. Mais informações 4568-2326.

Na Pinacoteca a primeira exposição individual do artista Nariz Coletivo (Victor Canela)

O visitante poderá conhecer as obras do artista visual Nariz Coletivo (Victor Canela) em sua primeira mostra individual intitulada “ O prazer de desistir”. A mostra reúne uma retrospectiva de trabalhos do artista que orbitam entre a colagem, desenho, pintura e uma instalação em formato de atelier aberto.
Na Pinacoteca o visitante ainda encontrará as obras dos artistas Diógenes Duarte Paes (patrono da Pinacoteca), com suas famosas aquarelas e também, as obras dos consagrados artistas Elvio Santiago e Inos Corradin.

Ainda neste sábado (23) a Pinacoteca recebe crianças e adolescentes previamente inscritas, das 10h30 às 12h, para a Oficina de Férias “ Pintando com Café”, com a artista plástica Cris Suitter.

Teatro Polytheama (rua Barão de Jundiaí, 176, Centro). Mais informações no 4586-2472.
Nesta sexta-feira (22), às 20h, apresentação do stand up “Paz de Darwin” com Rodrigo Marques. Apesar do diploma de jornalista, Rodrigo Marques está no stand up comedy desde 2008 e atualmente é um dos apresentadores do programa A Culpa é do Cabral, no Comedy Central. Seu bom humor no palco já o levou para diversas cidades do Brasil e do mundo, inclusive fazendo uma turnê com onze shows em Portugal no ano de 2021. Ingressos na bilheteria do teatro e na plataforma Sympla a R$ 70. Classificação etária: 14 anos.

No domingo (24), às 15h, o musical infantil “ Sorrir e Brincar”, com Patati e Patatá. Os ingressos para a plateia e frisa podem ser adquiridos na bilheteria do teatro e na plataforma Sympla R$ 80.

Galeria de Artes Fernanda Milani (anexa) ao teatro Polytheama : Exposição “O Espaço que há entre as coisas”, dos artistas visuais Dani Shirozono e Jeff Barbato. Entrada gratuita. Horário de funcionamento de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h. No sábado das 10h às 13h.

Na Galeria de Artes do Polytheama a exposição “O Espaço que há entre as coisas”

Pracinha da Cultura do Vista Alegre – antigo CEU das Artes (rua Cabo Edvaldo Quirino Santana, 46-110). Mais informações 4521-6193.

Nesta sexta-feira (22), tem sessão de cinema do projeto Super Tela, a partir das 19h, com entrada gratuita. O filme desta semana é “Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas”. A entrada é por ordem de chegada e são 40 lugares.

Próximas atrações
Para quem gosta de acompanhar as ações culturais, anote o que ainda vai acontecer neste mês de julho:

De 27 a 31 de julho – Complexo Fepasa – Festival de Música de Jundiaí 2022
30 composições inéditas concorrendo. Shows musicais com o Grupo Triii, no dia 30, às 17h e Demônios da Garoa, no domingo, dia 31, às 15h, workshops e roda de conversa com profissionais de destaque do cenário musical. No local, área de gastronomia com os permissionários dos varejões noturno, artesanato com os artesãos do projeto Jundiaí feito à Mão e área de estacionamento gratuito. Mais informações, acesse o site.

(Fonte/Imagens: Prefeitura de Jundiaí e Divulgação)


Leia mais CulturaJundiaíLazerNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/07/22/agenda-cultural-do-fim-de-semana-esta-recheada-de-atracoes/

Apoio