Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Primeira noite de apresentações do Festival de Música agita o Complexo Fepasa

Publicada em 28/07/2022 às 14:45

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) deu início na noite dessa quarta-feira (27) às apresentações competitivas dos grupos inscritos e selecionados no 1° Festival de Música de Jundiaí. Em unidade móvel de Cultura do Sesi posicionada na praça do Complexo Fepasa, apresentaram-se dez grupos, provenientes não só de Jundiaí, como também dos municípios paulistas de Nova Odessa, Cotia, Santana de Parnaíba, Campinas e da capital.

“Já em sua estreia, o festival possui um formato que não privilegia nenhum estilo, pois o que estamos buscando é a melhor música. A ideia é aproximar as pessoas da música, independente se for uma canção instrumental, um coral ou um rap. Nosso júri é bastante técnico e serão escolhidas as quatro melhores músicas”, afirma o gestor da UGC, Marcelo Peroni.

O renomado músico João Marcello Bôscoli, que é um dos jurados do festival, também teceu elogios. “Eu pessoalmente achei este formato muito interessante, a fim de refletir o cenário musical contemporâneo, sem restrição por gêneros específicos. Até por ser um edital aberto para o Brasil todo. Nosso país tem dimensões continentais, com muitas matrizes musicais, e o festival abrange tudo isso”,

Eduardo Santana foi um dos primeiras a se apresentar nesta quarta-feira

Jessé Rodrigues Prates foi um dos que conferiram a noite de abertura. “Eu mandei uma música minha, mas infelizmente não fui selecionado. Fiquei sabendo pelo Instagram e achei bem legal a iniciativa. Também estou acompanhando as atrações do teatro, a programação para as crianças e a demais. Foi montada uma estrutura incrível para as apresentações e penso que até mais pessoas deveriam participar”, afirmou.

O 1º Festival de Música de Jundiaí tem apoio institucional do Sesi e parceria com a Fundação Padre Anchieta/Rádio Cultura SP. Para receber o público, o Complexo Fepasa contará com estrutura especial, como estacionamento gratuito, área de alimentação (com os permissionários dos varejões noturnos) e as barracas dos artesãos que integram o programa Jundiaí Feito à Mão.

Festival de Música contempla bandas de todos os estilos musicais

Mais festival
As apresentações de outros 18 grupos selecionados seguem nesta quinta (28) e sexta-feira (29), às 19h30. No sábado (30), às 19h, tem a semifinal, com a apresentação das 15 músicas selecionadas pela fase eliminatória. E, no domingo (31), também às 19h, está programada a final do Festival, com as dez músicas selecionadas pela fase semifinal e definição das quatro melhores músicas do festival, com as quatro sendo consideradas vencedoras.

Haverá premiação para melhor intérprete, melhor música de Jundiaí e voto popular. As quatro músicas vencedoras receberão aporte de R$ 4 mil cada uma e troféu, o mesmo prêmio para a melhor música de Jundiaí. Ao melhor intérprete e melhor música por voto popular será conferido o aporte de R$ 3 mil e troféu.

O Festival traz ainda, também no Complexo Fepasa, uma programação com workshops e rodas de conversa. Com inscrições gratuitas prévias, na sexta (29), às 16h, tem o workshop de “Criatividade e improvisação na Música Popular”, com Fábio Torres; no sábado (30), às 14h, “Perceber, Emitir e Compor”, com Cláudio Nucci; e no domingo (31), às 11h, “Áudio Profissional para Músicos”, com Lucas Carregari de Vitto (Xuxu).

MC Matalaia apresenta música que fala sobre a pandemia

Também no sábado (30), às 10h30, o Festival promove uma roda de conversa temática gratuita, sem necessidade de inscrição prévia, “A carreira musical e as redes sociais: Como conquistar novos públicos sem perder o foco na música”, com Cláudio Nucci, Fábio Torres e João Marcello Bôscoli.

No fim de semana, tem ainda dois shows gratuitos: no sábado (30), às 17h, apresenta-se o Grupo Triii, e no domingo (31), às 15h30, os Demônios da Garoa.

(Fonte/Imagens: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais CulturaJundiaíNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/07/28/primeira-noite-de-apresentacoes-do-festival-de-musica-agita-o-complexo-fepasa/

Apoio