Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Com a chegada do frio, pneumologista do HSV dá dicas de cuidados com a saúde

Publicada em 29/07/2022 às 14:21

As temperaturas devem cair na região de Jundiaí nas próximas horas. Em pleno inverno, os dias estavam registrando 28°C e entre esta sexta-feira (29) e sábado (30), devem baixar para 10°C. Para o organismo, a mudança brusca gera descompasso, por isso, o médico pneumologista do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), Eduardo Leme, dá algumas orientações para enfrentar com saúde as mudanças climáticas.

“De modo geral, quando a temperatura muda vagarosamente, o organismo vai se adaptando. Porém, quando a mudança é repentina, o corpo sente e a parte respiratória pode ser a mais comprometida”, explica o médico.

De acordo com pneumologista, essa variação pode comprometer tanto o sistema respiratório superior, que inclui nariz e garganta, quanto o inferior, que inclui a parte dos pulmões e brônquios. “As doenças mais comuns são renite, sinusite, bronquite asmática, crise de asma, gripes e resfriados, que são comuns nesta época do ano, mas que com este tipo de alteração climática, acometem um número maior de pessoas”.

Foto: José Cruz/Agência Brasil

A prevenção é o caminho mais indicado para não precisar recorrer aos prontos atendimentos ou fazer uso de medicamentos. “Evitar principalmente estar exposto ao ar ambiente nos momentos de maior frio, como na madrugada e à noite, períodos em que a temperatura cai muito”, indica. “Estar em um lugar mais protegido, dentro do possível, é a recomendação, além de evitar as atividades físicas nestes períodos, fazer uma boa hidratação e cuidar bem da alimentação”, sugere Leme.

O cuidado deve ser redobrado com crianças e idosos.

(Fonte: Assessoria Hospital São Vicente/Imagem: José Cruz/Agência Brasil)


Leia mais ClimaJundiaíNotíciasSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/07/29/com-a-chegada-do-frio-pneumologista-do-hsv-da-dicas-de-cuidados-com-a-saude/

Apoio