Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Fábrica das Infâncias Japy vai receber novo cenário em agosto

Publicada em 29/07/2022 às 10:54

Após sete meses de funcionamento a Fábrica das Infâncias Japy, novo espaço da cidade sob a administração da Unidade de Gestão de Cultura, voltado para a experimentação artística, formativa, criativa e reflexiva sobre as brincadeiras e as infâncias terá todo seu mobiliário cênico trocado, sendo assim necessário que o local permaneça fechado no período de 01 a 08 de agosto.

Fábrica Japy: Após sete meses cenário será trocado

Segundo o gestor de Cultura, Marcelo Peroni o novo projeto cênico foi desenvolvido pela Fundação Bernard Van Leer, através do Ateliê Navio em colaboração com a artista Maria Cecília Cerroti (Loira) e equipe, sendo responsáveis também, pela instalação. ”A nova cenografia da Fábrica das Infâncias Japy terá como proposta costurar uma relação entre o passado e o presente, contando uma história sobre a cidade, a edificação fabril e as infâncias”, destacou Peroni.

Diversas apresentações culturais são realizadas no espaço

Quando da entrega da Fábrica das Infâncias em 2021, durante as comemorações dos 365 anos de Jundiaí – continuou o gestor, o cenário e a exposição montados tiveram como princípio as infâncias, a cidade e a natureza, resultado direto do processo de escuta e participação das crianças e seus cuidadores, escolas públicas do território, além do Comitê das Crianças, para que assim o projeto traduzisse as necessidades, desejos e sonhos daqueles que se apropriariam do espaço.

As oficinas recebem cada vez mais crianças

Num rápido balanço sobre os sete meses de funcionamento do novo equipamento, já passaram pelo local cerca de 8 mil crianças, que participaram de mais de 80 oficinas, mais de 50 apresentações culturais (dança, teatro, circo, música e literatura) e visita de estudantes de 20 diferentes escolas da cidade.

Dentro do cronograma de atividades da Fábrica das Infâncias Japy para os últimos quatro meses de 2022 estão previstas ainda mais 117 encontros da Unidade de Gestão da Educação, 20 ensaios do Coral Cidade das Crianças – Núcleo Japy, os encontros do Comitê Cidade das Crianças, do Projeto Criança Feliz, desenvolvido pela Unidade de Gestão de Ação e Desenvolvimento Social (UGADS) e as reuniões da Rede Urban95.

A Fábrica
Além das propostas de experimentação para as infâncias, o espaço também é a sede e espaço para reuniões e atividades do Comitê das Crianças, órgão instituído pela Prefeitura em 2018, quando o Município aderiu à Rede Latino-americana – Cidade das Crianças e já tinha como proposta a destinação de uma sede para o grupo.

Assim como a antiga fábrica têxtil que ali operou durante décadas, a Fábrica das Infâncias leva este nome por sua nova vocação de tecer, de modo criativo e não convencional, experiências positivas e memoráveis para as crianças da cidade.

Fábrica das Infâncias Japy tornou-se um novo espaço para os artistas da cidade

A concepção do novo espaço – com área de 1,2 mil metros quadrados de área construída e outros 2,4 mil metros quadrados de área verde – contou com a contribuição de diversos parceiros e está alinhada com as propostas do programa municipal Cidade das Crianças, da Rede Urban95, do professor Francesco Tonucci, da Fundação Bernard Van Leer e do Instituto Alana.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais Jundiaí
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/07/29/fabrica-das-infancias-japy-vai-receber-novo-cenario-em-agosto/

Apoio