Defesa Civil libera Oficina Preparatória para a Operação Estiagem 2022
A Oficina Preparatória para a Operação Estiagem 2022, curso on-line com foco no combate a incêndios durante o período mais seco do ano, já está disponível no site da Defesa Civil do Estado de São Paulo. As inscrições são gratuitas e ilimitadas, basta realizar um cadastro através do link. As videoaulas são gravadas e podem ser acessadas a qualquer momento e de qualquer local.
A oficina aperfeiçoa os procedimentos de ação nas ocorrências comuns nesta época de estiagem, que envolvem a baixa umidade relativa do ar possibilitando conhecimentos para uma atuação rápida e de qualidade quando dos desastres (queimadas em vegetação), respeitando a peculiaridade do município de Jundiaí.
O curso explora temas de interesse para o fortalecimento da cultura de redução de riscos e prevenção de desastres relacionados ao período de estiagem. São explorados temas relacionados à legislação aplicada, Operação Corta Fogo, Ação de Aparelhamento das Defesas Civis Municipais, Plano de Contingência para o período de estiagem, uso de aeronaves no combate a incêndios em coberturas vegetais entre outros.
“Por conta da maior dificuldade da realização de cursos e treinamentos presenciais, as aulas on-line acabam sendo uma ótima alternativa. Todo o curso ficar armazenado no site, e cada um pode acessar os vídeos no momento em que tiver disponibilidade. As aulas estarão disponíveis até o fim da Operação Estiagem”, comenta o coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, coronel João Osório Gimenez Germano.
O treinamento em questão aborda temas prioritários como doutrina e legislação, elaboração de planos preventivos, abordagem sistêmica das ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação a incêndios em vegetação, e também mostra o que tem sido feito nestes últimos anos a apresenta os resultados obtidos.
“O curso faz parte do plano de ação que envolve toda a Operação Estiagem 2022. A difusão de conhecimento é de fundamental importância para redução de risco em áreas com maior chance de queimadas nesta época mais seca do ano”, reforça o gestor da Unidade de Gestão da Casa Civil, Gustavo Maryssael.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)