Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Jundiaí registra o terceiro caso de varíola dos macacos

Publicada em 01/08/2022 às 12:41

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), por meio da Vigilância Epidemiológica (VE), informa que Jundiaí registra o terceiro caso de ‘monkeypox’ em residente no município. O resultado foi recebido no sábado (30), enviado pelo Instituto Adolfo Lutz.

O paciente, homem de 32 anos, não está hospitalizado e não registra viagens internacionais. O início dos sintomas ocorreu em 22 de julho.

Não há registros de casos secundários suspeitos no município decorrentes da positividade. O paciente permanece em acompanhamento pela equipe de saúde, em isolamento, pelo prazo de 21 dias, indicado como período de transmissão ou enquanto permanecer com lesões cutâneas.

Foto: iStock

A UGPS salienta que a doença monkeypox, também conhecida como varíola dos macacos, é transmitida quando alguém tem contato próximo com uma pessoa infectada. O vírus pode entrar no corpo por lesões da pele, pelo sistema respiratório ou pelos olhos, nariz e boca. Os sintomas incluem erupções cutâneas, febre, dor de cabeça, dor nas costas ou musculares, inflamações nos nódulos linfáticos, calafrio e exaustão. Não há vacina para a doença.

Todas as equipes de Saúde do município foram orientadas sobre o protocolo para a identificação e notificação dos casos suspeitos para o seguimento das ações de investigação epidemiológicas necessárias.

(Fonte: Prefeitura de Jundiaí/ Foto: iStock)


Leia mais JundiaíSAÚDE
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/08/01/jundiai-registra-o-terceiro-caso-de-variola-dos-macacos/

Apoio