Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Agosto Dourado: aleitamento na prática é abordado em roda de conversa

Publicada em 03/08/2022 às 12:37

Para orientar sobre o aleitamento materno e multiplicar informações para auxiliar as famílias neste processo tão importante, foi realizada na manhã desta quarta-feira (3) uma roda de conversa na Unidade Básica de Saúde (UBS) Corrupira. A atividade, desenvolvida pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), integra a programação proposta pela Prefeitura para o Agosto Dourado.

De maneira prática, a enfermeira da UBS Morada das Vinhas Letícia Lopes Roveri, que também é consultora de amamentação, mostrou como amamentar de forma correta, abordou as dificuldades e as complicações, além de reafirmar a importância do leite materno para o bebê e do apoio que deve ser ofertado à mãe.

“Embora possa parecer algo natural, é difícil e é necessário preparo. É importante que a mãe tenha conhecimento sobre o manejo, a pega adequada, utensílios, enfim, receba orientações e dicas para que consiga amamentar sem dor e sem sofrimento”, destacou.

A enfermeira e consultora em amamentação deu dicas e também falou sobre as dificuldades

A conversa foi acompanhada por agentes comunitários de saúde (ACS). “Como acompanhamos as gestantes e depois a mãe e o bebê, é importante ampliarmos conhecimentos para levarmos para a casa das famílias e dar todo o suporte. Muitas chegam na UBS chorando porque não estão conseguindo e, após serem acolhidas e orientadas, saem sabendo como fazer”, comentou a ACS, Edna Mantovani.

A enfermeira responsável pela UBS Corrupira Mara Breschi também destacou a importância da conversa. “Ao multiplicar essas informações, a ideia é também auxiliar a rede que vai apoiar a mãe e atuar na educação e na prevenção. Com conhecimentos, muitos problemas acabam sendo evitados”.

Agentes comunitárias de saúde foram orientadas para multiplicar as dicas para as famílias

Programação
Até o final do mês, nos equipamentos municipais de saúde, uma séria de ações será realizada com foco na Primeiríssima Infância. Para participar, basta chegar com 10 minutos de antecedência. Confira a programação:

Contação de história na recepção – 04/08 às 9h30 – Clínica da Família I;

Cuidados com o bebê – 10/08 das 09 às 11h – Clínica da Família II Almerinda Chaves;

Aleitamento na Prática – 10/08 das 8h30 às 10h30 – Nova UBS São Camilo;

Vínculo mãe e bebê – 11/08 das 14h às 16h30 – Clínica da Família II Almerinda Chaves;

Falando sobre desfralde – 16/08 das 09 às 11h (ON-LINE);

Desenvolvimento infantil: sinais de alerta e prevenção – 17/08 das 10h às 11h – CECCO;

Falando Sobre Introdução Alimentar – 19/08 das 09 às 11h – Clínica da Família II Almerinda Chaves;

O papel do pai no cuidado – 23/08 das 09h às 11h – Clínica da Família II Almerinda Chaves;

Cuidando de quem cuida: um olhar para as famílias – 26/08 das 09h às 11h Clínica da Família II Almerinda Chaves.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais Jundiaí
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/08/03/agosto-dourado-aleitamento-na-pratica-e-abordado-em-roda-de-conversa/

Apoio