Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Programa de Aquisição de Alimentos beneficia cerca de 250 famílias do Município

Publicada em 03/08/2022 às 09:16

Instalado no Município em junho deste ano, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal já beneficia 245 famílias em situação de vulnerabilidade social, com as entregas quinzenais de sacolas verdes com frutas, verduras e legumes adquiridos de produtores rurais da região. Os beneficiários são os munícipes que integram o Programa de Suplementação Alimentar (PSA) da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), com acompanhamento da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS).

O PAA é um programa vinculado ao Ministério da Cidadania, que faz o repasse financeiro pela aquisição dos itens diretamente aos produtores contemplados, na modalidade “Compra com Doação Simultânea”. A iniciativa é acompanhada pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, e interlocução no Município com a Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT).

Mulher e três crianças no entorno de uma mesa de plástico, onde apoiam verduras e legumes que tiraram de uma sacola plástica
Acompanhada dos filhos, Gerlaine recebeu a sacola verde nesta terça: dinheiro economizado ajuda a pagar as contas

A gestora da UGADS, Maria Brant, ressaltou a importância do programa na garantia de segurança alimentar nos territórios em situação de vulnerabilidade social. “Neste momento em que o Banco de Alimentos municipal passa por reformulação, o PAA permite que a UGADS e a Fumas mantenham esta importante parceria na garantia de segurança alimentar. Sempre com a preocupação, norteada pelo programa municipal Cidade das Crianças, com foco principal na Primeira Infância”.

Na terça-feira (02), as sacolas entregues às famílias traziam berinjela, beterraba, brócolis, couve, couve-flor, repolho e limões. A técnica em Nutrição e Dietética, Silvia Helena Donizete Lima, que é responsável pelo setor de Suplementação Alimentar da Fumas, explica. “Os agricultores cadastrados no programa fazem a entrega na Fumas às segundas-feiras das semanas em que há entregas. Os itens são higienizados, fracionados e montados em sacolas verdes. Nesta captação recebemos cerca de 750 quilos de alimentos e entre hoje e amanhã faremos as entregas em dez pontos, nos Jardins Fepasa, Novo Horizonte, Santa Gertrudes, São Camilo, Sorocabana e Parque Centenário”.

Gerlaine da Silva foi uma das beneficiárias desta terça-feira (02) e foi a um dos pontos de entrega, na capela Nossa Senhora de Fátima, com os filhos José Miguel (de sete anos), Liciane (cinco) e Yasmin (dois). “Eles gostam de comida saudável, então aproveito os legumes e verduras para fazer sopa. Com o dinheiro que economizo aproveito para pagar as contas de água e energia”.

Duas mulheres e uma criança interagem em volta de uma mesa plástica, segurando pés de repolho e de brócolis que tiraram de uma sacola plástica, apoiando também outras verduras como couves e couve-flor sobre mesa
O brócolis é o preferido na casa da dona Maria José

Já a cuidadora Maria José de Jesus recebe a sua sacola verde no centro comunitário do bairro e foi acompanhada da neta Lorena, de quatro anos, e outras três crianças de quem ela cuida. “Brócolis é sempre o favorito deles. Eu faço cozido e sirvo como salada”.

Uma das agricultoras que forneceram alimentos nesta semana foi a Maria Rosa Joaquim, produtora no modelo agrofamília de orgânicos no Traviú. Para a entrega desta semana ela colheu meia tonelada de produtos, entre beterrabas, brócolis, couve, couve-flor e repolho. “Quando comecei a trabalhar como agricultora, eu sempre busquei um modelo diferente de vender em feira. Queria produzir em quantidade e por isso, além de vender para restaurantes e mercados, fui atrás da certificação de venda para o Poder Público. É uma renda fixa, que permite que eu invista na propriedade e também consiga créditos financiados para aquisição de ferramentas e insumos”, comentou.

Mulher com jaleco branco e luvas azuis segura pé de repolho recém-colhido de plantação em canteiro com diversos pés de verduras
Os pés de repolho que chegaram às mãos de Gerlaine e Maria José saíram da plantação de Maria Rosa

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais Jundiaí
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/08/03/programa-de-aquisicao-de-alimentos-beneficia-cerca-de-250-familias-do-municipio/

Apoio