Hackathon vai desenvolver soluções para o comércio e serviço de Jundiaí
A Prefeitura de Jundiaí, através da Unidade de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, realiza nesta sexta-feira (5), sábado (6) e domingo (7) o ‘Hackathon – Soluções para Comércio e Serviços’. O evento acontece no Espaço Jundiaí Empreendedora, no Maxi Shopping, Piso G3.
O objetivo da maratona de atividades e desafios é desenvolver soluções criativas e tecnológicas para serem aplicadas no setor do comércio e serviços de Jundiaí.
A competição exigirá que, ao final, as equipes participantes tenham criado pelo menos uma ideia modelada de negócios prototipada para apresentação de conceito de: aplicativo ou software ou solução tecnológica, para os setores de comercio e serviços da Cidade de Jundiaí.
Cristiano Lopes, Gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT) lembra que foi feita antes uma pesquisa digital para identificar a demanda dos comerciantes e prestadores de serviços da cidade. “A pesquisa balizou a realização da competição (hackathon) para a escolha do melhor projeto desenvolvido por uma startup, que será incubada no Campus Jundiaí. A startup escolhida, que vai criar esta solução, estará dentro do Espaço Jundiaí Empreendedora. Dentro do nosso espaço, ela vai desenvolver inovação e solução para os comerciantes, de acordo com a demanda apontadas por eles na pesquisa e terá toda a mentoria e estrutura para desenvolver seu projeto.”
Os selecionados integrarão o programa ‘Ecossistema de Inovação – Campus Jundiaí’ para o desenvolvimento e aprimoramento das ideias.
Segundo o diretor do Departamento de Fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação, Júlio Cesar Durante, o número de inscritos superou a expectativa. “Foram 35 inscritos que vão apresentar uma solução participando do Campus Jundiaí e fortalecendo nosso Ecossistema de Inovação. O Campus Jundiaí irá produzir soluções para a cidade e já começamos desenvolvendo soluções para os comerciantes e prestadores de serviços do município. É uma Cidade Inteligente dando uma resposta e melhorando a vida do cidadão. É o Poder Público fomentando o desenvolvimento de soluções para o próprio comércio”, afirma.
Confira a programação do evento
Sexta-feira (5) – 18h – 22h
- Abertura com apresentação da problemática (Jundiaí empreendedora)
- Apresentação do cronograma
- Separação das equipes
- Apresentação da metodologia
- Imersão 1 – Começo do Brainstorming sobre a problemática focado nas características do cliente
Sábado (6) – 10h – 22h
- Imersão 1 – Começo do Mapa da empatia, entrega 12h
- Imersão 2 – Golden circle, entrega 13h
- Imersão 3 – Modelo de negócios Canvas, entrega 15h
- Início da prototipagem 15h com design e experiência do usuário e viabilidade, entrega 21h
Domingo (7) – 10h – 17h
- Início do desenvolvimento da planilha de custos com levantamento do investimento no negócio, entrega 13h.
- Início do vídeo pitch 3min, entrega 15h
- 15h início do avaliação
- 16h Classificação
- 17h Encerramento
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)