Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Estado de São Paulo concentra 75% dos casos de varíola dos macacos do Brasil

Publicada em 05/08/2022 às 10:55

Dados divulgados na noite desta quinta-feira (4) pelo Ministério da Saúde mostram que já são 1.860 casos de varíola dos macacos no Brasil – 75% deles em São Paulo. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde de SP, a doença é predominante em homens na faixa dos 30 anos. Autoridades alertam que não se deve estigmatizar a doença.

O infectologista marco Aurélio Sáfadi diz ser importante estar atento, porque em muitos casos, o infectado não apresenta sintomas.

“Muitos indivíduos desenvolvem quadros discretos, com pouquíssimas lesões. Às vezes, até uma única, ou poucas lesões, o que evidentemente traz um desafio, porque muitas vezes acaba negligenciando a importância daquela lesão”, explica.

Para combater a doença, os secretários estaduais Jean Gorinchteyn, da Saúde, e David Uip, de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde, anunciaram nesta quinta-feira (4) as medidas de combate à varíola dos macacos no estado.

O plano de enfrentamento da doença terá 93 hospitais de retaguarda, uma rede credenciada de laboratórios para testagem e vigilância genômica e serviço de orientação 24 horas para profissionais de saúde.

(Fonte: g1/Imagem: CDC via AFP)


Leia mais NotíciasSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/08/05/estado-de-sao-paulo-concentra-75-dos-casos-de-variola-dos-macacos-do-brasil/

Apoio