Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Cerimônia oficializa posse de Dom Arnaldo como novo Bispo Diocesano de Jundiaí

Publicada em 13/08/2022 às 16:17

Foi realizada na manhã deste sábado (13) a Solene Celebração Eucarística que marcou o início da Missão Episcopal de Dom Arnaldo Cavalheiro Neto como 6° Bispo Diocesano de Jundiaí. A cerimônia foi realizada na Paróquia Cristo Redentor, localizada na Vila Cristo, que ficou lotada de padres, bispos de todo o estado e devotos.

Dom Arnaldo substitui o bispo Dom Vicente, que ficou 12 anos à frente da Diocese de Jundiaí, e deixou o cargo neste ano, ao completar os 75 anos de idade. O prefeito Luiz Fernando Machado participou da celebração, assim como o vice-prefeito Gustavo Martinelli, e demais autoridades da região.

Dom Vicente também esteve presente e a chegada de Dom Arnaldo teve todo o percurso transmitido ao vivo nos telões da paróquia. Ambos entraram juntos rumo ao altar e o Evangelho teve o amor como tema principal da missa comandada pela novo bispo jundiaiense.

Luiz Fernando recebe e cumprimenta o novo bispo jundiaiense, Dom Arnaldo
Luiz Fernando recebe o novo bispo jundiaiense, Dom Arnaldo

“Fico muito feliz em ver tantos irmãos presentes aqui hoje. Inicio essa missão sabendo que o amor presente nesta causa é divino e extraordinário. Que nosso amor fraterno seja o símbolo desta união que concretizamos hoje. Que façamos a revolução do amor e possamos nos dedicar totalmente ao plano diocesano”, comentou.

Luiz Fernando representou as autoridades presentes e iniciou sua fala dirigindo-se ao bispo emérito Dom Vicente. “Agora podemos tratá-lo como um vovô, que cuida, mas não tem mais tantas obrigações como antes”, brincou o prefeito de Jundiaí.

Depois, a palavra foi direcionada ao novo bispo, Dom Arnaldo. “Estamos todos emocionados e felizes em acolhê-lo na nossa diocese. Se formos bons individualmente, seremos coletivamente melhores e alcançaremos nossos objetivos. Nossa luta é para que a Jundiaí de amanhã seja melhor que a de hoje e que os problemas sejam outros, pois os atuais foram resolvidos. Seja muito bem-vindo”, finalizou.

Luiz Fernando Machado discursa durante a cerimônia
Luiz Fernando Machado discursa durante a cerimônia

Dom Arnaldo

Natural de São Paulo, dom Arnaldo, nasceu em 11 de abril de 1967. Estudou Filosofia na Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras na UNISAL, em Lorena (SP), e Teologia no Instituto Teológico “Rainha dos Apóstolos”, em Marília (SP). Frequentou cursos de direção espiritual no Institute for Spiritual Leadership em Chicago, nos Estados Unidos, e de capelania hospitalar no Mater Misericordiae Hospital em Dublin, na Irlanda. Além disso, obteve a licenciatura em Pastoral Counseling na Loyola University of Chicago.

Dom Arnaldo recebeu a ordenação sacerdotal em 17 de maio de 1997 e foi incardinado na diocese de Araçatuba (SP). Em seu ministério sacerdotal desempenhou as funções de pároco da paróquia de São Brás, em Birigui (SP); vigário paroquial da paróquia Saint Roman, em Chicago. Além disso, foi diretor espiritual do Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos em Marília (SP). Também foi pároco da paróquia São Pedro Apóstolo, em Gabriel Monteiro (SP), e reitor do Seminário Propedêutico de Araçatuba (SP).

Foi nomeado bispo em 4 de maio de 2016 e ordenado em 17 de julho do mesmo ano. Em 25 de julho de 2016, foi nomeado bispo coadjutor de Itapeva (SP). Em 19 de outubro do mesmo ano, nomeado como o sexto bispo desta Igreja particular, que foi criada em 2 de março de 1968 pelo Papa Paulo VI.

Bispo Emérito Dom Vicente Costa também participou da missa

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais JundiaíNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/08/13/cerimonia-oficializa-posse-de-dom-arnaldo-como-novo-bispo-diocesano-de-jundiai/

Apoio