Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Jundiaí participa de seminário em São José dos Campos para fomento de segurança no trânsito

Publicada em 16/08/2022 às 13:12

São José dos Campos recebeu o primeiro encontro presencial da Rede Ruas Completas SP, na semana passada, com o tema “Aproximando cidades e impulsionando ações para segurança viária no Estado de SP”. O seminário reuniu 15 cidades paulistas, incluindo Jundiaí, além de atores da segurança viária das esferas estadual e nacional e da sociedade civil. As discussões sobre temas relevantes para o trânsito seguro têm como objetivo impulsionar estratégias e ações que reduzam as mortes e lesões no trânsito nas cidades paulistas.

Por parte de Jundiaí, estiveram presentes os gestores da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), Sinésio Scarabello Filho, e da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), Aloysio Queiroz, além de diretores e técnicos das duas Unidades de Gestão.

“O seminário foi uma oportunidade de escuta ativa e troca de informações e conhecimento entre os participantes para ratificar a importância do tema supersensível às nossas cidades que é a segurança viária. O norte está dado pelo Plano Nacional para Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), que tem como uma das metas a redução em, no mínimo 50%, no índice nacional de mortes por habitantes e por veículos, até 2030”, comenta a diretora do Departamento de Projetos Urbanos de Jundiaí, Paula de Castro Siqueira.

Segundo ela, o município tem o desafio de contribuir para a redução dos sinistros através nas escalas de políticas públicas, programas e desenho urbano, considerando os princípios do Sistema Seguro de Mobilidade – Visão Zero: “Nenhuma morte no trânsito é aceitável. Os seres humanos cometem erros, são vulneráveis às lesões no trânsito, e a responsabilidade é compartilhada por quem constrói, gerencia e usa as vias. A gestão de segurança no trânsito é integrada e proativa”, completa.

A Rede Ruas Completas SP é um grupo de 20 cidades paulistas comprometidas em implementar ações pela segurança viária. A iniciativa, criada em 2021, é parte da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS), e conta com coordenação e apoio técnico de cinco organizações: WRI Brasil, Vital Strategies, Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Instituto Cordial e Respeito à Vida (Detran-SP).

Gestor Sinésio faz explanação durante o seminário em São José dos Campos

No seminário, o segundo da rede, e o primeiro presencial, estiveram presentes representantes de Bauru, Campinas, Diadema, Francisco Morato, Guarulhos, Jacareí, Jundiaí, Limeira, Piracicaba, Registro, Ribeirão Pires, Ribeirão Preto, Santo André, São José do Rio Preto e São José dos Campos. Quase cem pessoas, entre gestores e equipes técnicas das cidades, organizadores e organizações parceiras da Rede, participaram do evento.

“Jundiaí conta com o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, recentemente aprovado pela Câmara, e que dispõe de ferramentas para o avanço da cidade na área de transporte e trânsito, em seus diferentes modais, que se encaixa no conceito Ruas Completas, inclusive com o foco na segurança viária”, detalha o gestor da UGMT, Aloysio Queiroz.

A agenda foi composta por debates e exercícios sobre infraestrutura viária e políticas públicas, além de visitas técnicas a ruas que receberam intervenções para se tornarem mais seguras e acolhedoras para todos os modos de transporte, com prioridade para os pedestres e para a bicicleta.

Sobre a Rede Ruas Completas SP

A Rede Ruas Completas SP reúne 20 cidades paulistas comprometidas em qualificar e fortalecer a agenda da segurança viária e da mobilidade sustentável em seus municípios. Neste e nos próximos anos, as cidades estão comprometidas em realizar intervenções de infraestrutura viária e elaborar documentos estratégicos para orientar suas ações de segurança no trânsito. A rede busca salvar 600 mil vidas e prevenir 22 milhões de lesões no trânsito de países em desenvolvimento até 2025.

(Fonte: Prefeitura de Jundiaí/Imagem: Divulgação)


Leia mais JundiaíNotíciasTrânsito
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/08/16/jundiai-participa-de-seminario-em-sao-jose-dos-campos-para-fomento-de-seguranca-no-transito/

Apoio