Espaço Cultura: Live chega reformulada e destaca projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc
A “Live: Espaço Cultura” uma iniciativa da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) realizada semanalmente, às quartas-feiras, com transmissão nos canais da UGC, no Facebook e YouTube, das 16h às 17h, chega neste dia 24, totalmente reformulada.
Na oportunidade, serão apresentados para artistas e outros trabalhadores de Cultura, bem como para o público em geral, cinco projetos artísticos contemplados em 2021 pelos editais municipais da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, dos cerca de 210 selecionados.
Segundo o diretor de Cultura da UGC, João Carlos de Luca, a proposta é a cada encontro disponibilizar os projetos contemplados, pois além de divulgar os artistas e suas propostas as lives irão promover o intercâmbio entre artistas de segmentos diferentes, gerando assim, uma reflexão atualizada da produção cultural em Jundiaí.
Na live de estreia do novo formato do Espaço Cultura serão apresentados os projetos dos seguintes proponentes:
Jamaira Santo Pacheco, “A Tecelã” – Arte Urbana – A proposta visa apresentar de maneira poética e artística os fios e entrelaçados que fazemos ao longo da vida. Neste caso, na contramão do discurso padrão e homogêneo, a figura central de uma mulher, como responsável por tecer as vias da vida. A habilidade com a transformação do fio em manto e do manto em leituras múltiplas sobre o amor e a morte, eixos universais que exploram com fidelidade as inúmeras possibilidades de ler a vida.
Lucas Rossi Gervilla, “Do Canteiro De Obras À Ruina” – Artes Visuais – Um um trabalho de vídeo-arte combinando imagens em vídeo de canteiros de obras e ruínas de diversos países (Brasil, Argentina, Chile, Rússia e Alemanha). O trabalho aborda o tema da especulação imobiliária, cada vez mais presente nas cidades contemporâneas, modificando drasticamente suas paisagens e cenários urbanos.
Lucas Rossi Gervilla, “Ferrugem, Mofo E Rachaduras” – Audiovisual – Curta-metragem experimental que evoca a lenta vingança que a natureza exerce sobre estruturas arquitetônicas abandonadas.
Ulisses Vertuan, “Trupe Pling Na Terra Da Uva” – Circo – Neste vídeo, a trupe de artistas visita a chamada Rota da Uva nos bairros Caxambu, Colônia e Toca. Em meio às suas belas paisagens, apresentam sua variedade de números circenses homenageando a imigração italiana, suas cores, tradições e sabores desta importante região de Jundiaí.
Ana Luísa Grecco, “Jundiaí e seus encantos” – Dança – A proposta vem para mostrar ao público toda a beleza da nossa cidade. Trazendo a dança em pontos que contam um pouco da história, enaltecendo e apresentando pontos turísticos, culturais e a beleza da cidade, com intuito de resgatar memórias e criar novos laços de apreciação, trazendo a contemplação da natureza e as histórias contadas ao longo do vídeo.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)