Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Pinacoteca recebe duas novas exposições nesta quinta-feira (25)

Publicada em 24/08/2022 às 12:21

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC), por meio da Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes realiza nesta quinta-feira (25), às 19h, a vernissage das exposições “Além do Visível”, da artista Mariana Morishita e “ Patrimônio em Xeque#”, de Isabela Moreno, ambos projetos selecionados pelo edital lançado pela Fundação Casa da Cultura, para a temporada 2022 de Artes Visuais da IV Expoartes no Centro Jundiaiense de Cultura.

“Além do Visível”, segundo sua idealizadora é uma narrativa que poderia ser contada em um desenho ou texto, mas a linguagem escolhida é a Fotografia. Pois, fotografar possui a instantaneidade e imediatismo característicos da sociedade contemporânea.

“Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos”, destacou Mariana Morishita.

Parafraseando Ansel Adams (1902-1984), a imagem que produzimos, segundo a artista visual, com nossos aparelhos, mostram aquilo que somos e que conhecemos. Assim, a imagem fotográfica pode ser muito mais que um retrato de si mesmo e compartilhado numa tela.

Utilizar-se de imagens do real, do cotidiano, mas que podem expressar qualquer “coisa” são modos de propor às pessoas que pensem a Fotografia como uma linguagem que vá além do registro de superficialidades. Propõe-se estimular o pensamento de que a Fotografia pode ser manipulada de diversas formas para variados fins. E por que não contar uma história?

Já “Patrimônio em Xeque#” mostra o barro transmutado pelas impressões de Isabela Moreno, artista e pesquisadora que recolheu em solo pernambucano matéria fértil para criação poética e científica. Na mostra, a artista saúda a trajetória e a obra de protagonistas de sua trajetória e a obra de protagonistas de suas investigações acadêmicas, Mestras e Mestres detentores do saber-fazer da arte cerâmica do município de Tracunhaém (PE).

Terra, água, fogo e ar: provêm subsistência e compõe a simbolização da vida. Os objetos que compõe a simbolização da vida. Os objetos de cerâmica, concebidos a partir desses elementos, enaltecem os pequenos ritos do cotidiano e narram múltiplas histórias sociais, confirmando nossa condição de produtores de cultura material. Moldados de forma figurativa ou material, figurativa ou abstrata, grafados, texturizados, polidos, pigmentados, não se reduzem às suas funções utilitárias imediatas. Estetizam, significam e organizam as relações humanas, expressando modos individuais e coletivos de ser e modos de ser e pertencer.

As duas exposições poderão ser visitadas pelo público até o dia 25 de setembro, sempre de terça-feira a domingo, das 10h às 17h, inclusive aos feriados, com entrada gratuita.
A Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes, está localizada no Centro Jundiaiense de Cultura “Josefina Rodrigues da Silva – Jorosil”, na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4586.2326. Para agendamento de visitas em grupos o contato deve ser pelo e-mail pinacoteca@jundiai.sp.gov.br

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais CulturaJundiaí
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/08/24/pinacoteca-recebe-duas-novas-exposicoes-nesta-quinta-feira-25/

Apoio