Prefeitura implanta estação de recarga para veículos elétricos
Já está em funcionamento desde meados de agosto a estação de recarga de veículos elétricos, instalada em frente ao Paço Municipal de Jundiaí, com o objetivo de atender à demanda de veículos automotivos elétricos oficiais e também de propriedade de munícipes. A iniciativa faz parte das ações direcionadas para Cidade Inteligente e alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) pelo meio ambiente.
O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados e pontos facultativos. O uso da estação de recarga é gratuito nesta fase experimental, pelo prazo de 90 dias, com uma análise da procura, fluxo e volume de veículos. A implantação de uma eventual cobrança será analisada posteriormente.
“Ainda temos poucos eletropostos nas cidades paulistas e no país. Com essa ação a Prefeitura de Jundiaí dá um importante passo no incentivo à eletromobilidade. Os ganhos ambientais são incontáveis, principalmente na redução da emissão de gás carbônico”, destaca Simone Zanotello de Oliveira, gestora de Administração e Gestão de Pessoas.
Segundo a gestora, está em processo de licitação a aquisição de cinco veículos elétricos para compor a frota do Paço Municipal. A recarga dos veículos com propulsão elétrica é realizada nas duas vagas demarcadas, localizadas no estacionamento ao lado da guarita da Guarda Municipal.
“A eletromobilidade é energia limpa que está em expansão para a movimentação de veículos. O ponto de recarga é mais uma ação de Jundiaí, Cidade Inteligente e das Crianças, para avanço na qualidade de vida da população”, comenta o gestor de Mobilidade e Transporte (UGMT) Aloysio Queiroz.
Para a utilização, é necessário um cadastro prévio do veículo no Departamento de Administração do Paço, com as informações do veículo e os dados pessoais do proprietário e condutor.
Após o responsável concordar com as regras do regulamento para utilização da estação, é retirado um cartão no Departamento de Administração, durante o horário de funcionamento, que deve ser devolvido após o término da recarga. O tempo máximo para a utilização inicialmente é de até duas horas por veículo.
Para ter acesso ao Regulamento do Uso Rotativo da Estação de Recarga de Veículos Elétricos, confira no link.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)