Dia do Feirante homenageia quem acorda cedo para vender produtos frescos e de qualidade
Acordar cedo para buscar as mercadorias fresquinhas, organizar e abrir a banca na feira e continuar pelo resto do dia com o sorriso no rosto, vencendo muitas vezes o calor, a chuva e as adversidades que os dias trazem para sempre proporcionar o melhor atendimento possível. O feirante tem uma das profissões mais antigas e conhecidas e, neste dia 25 de agosto, é comemorado o seu dia.
Em Jundiaí, muitas vezes o trabalho é realizado em família, como no caso de Leandro Inácio Pereira, que é feirante juntamente com a esposa, Marina Fernandes dos Santos. “Trabalho como feirante há mais de 13 anos, mas um ano e meio atrás passei a ter a minha própria barraca, de frutas, e trabalhar por conta própria”, comenta Leandro.
O 25 de agosto marca o Dia do Feirante em alusão à data em que ocorreu a primeira feira livre moderna, em São Paulo, em 1941, a partir da regulamentação dos antigos “mercados francos” em homenagem a todos os profissionais espalhados pelo País. A prática partiu dos produtores rurais, que não conheciam o destino de seus produtos e passaram a buscar um contato mais direto com os clientes.
Hoje, o município conta com 36 feiras, distribuídas em diversos pontos da cidade, além de um total de 310 cadastros de feirantes no departamento de Abastecimento. “Com muito empenho e dedicação, o feirante faz parte da nossa história, trazendo produtos fresquinhos para a nossa mesa”, comenta o Gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo,Eduardo Alvarez. “Além dos hortifrutis, nas feiras livres encontramos também uma variedade de produtos alimentícios, utilidades, roupas, beleza e outros que facilitam o dia a dia”, afirma Georgea Carla Leite Casoti, diretora do Departamento de Abastecimento.
As feiras livres são equipamentos de abastecimento cujo objetivo principal é o escoamento da Safra por produtores do município. Para solicitar um ponto em feira no Município, basta enviar ao Departamento os documentos necessários para análise e a aprovação. Para demais dúvidas acesse o site: abastecimento.jundiai.sp.gov.br.
(Fonte/Imagens: Prefeitura de Jundiaí)