Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Visita guiada do Mês do Patrimônio leva interessados para um passeio pelo Complexo Fepasa

Publicada em 25/08/2022 às 13:29

A programação do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural 2022 trouxe como atividade para essa quarta-feira (24) um passeio guiado pelo Complexo Fepasa, com destaque para as iniciativas de restauros previstas pelo Plano Diretor para uso do espaço e aprovados pelos órgãos de proteção.

A atividade foi conduzida pelo diretor do Departamento de Patrimônio Histórico da Unidade de Gestão de Cultura, Elizeu Marcos Franco. Com explicações em geral sobre como funcionam os processos de proteção e tombamentos, além de um panorama sobre a História da Cia. Paulista e a ferrovia no interior paulista, os cerca de 30 visitantes conheceram diversos ambientes e conferiram fotos, plantas e projetos das intervenções previstas e em andamento no local.

Grupo percorreu diversos pontos do Complexo Fepasa, começando pela recepção do administrativo da UGC

“Esta é uma ótima oportunidade para falar sobre as intervenções previstas para o Complexo Fepasa, que permitirão um aproveitamento muito maior do que já temos instalado, mas que também dão a dimensão de onde ainda vamos chegar. É importante destacar que os projetos apresentados estão em consonância com o Plano Diretor para o local, aprovado pelos órgãos de preservação das esferas municipal, estadual e federal, como é o caso do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). As antigas oficinas da Companhia Paulista de Estradas de Ferro são o único patrimônio cultural de Jundiaí tombado em nível federal, são expressão da modernidade a seu tempo e que procuramos celebrar este ano como tema do Mês. Não poderíamos deixar de fora da programação um bem cultural de tamanha envergadura, não só histórica mas também potencial para o desenvolvimento de Jundiaí e região”, explicou Elizeu.

Entre os participantes inscritos para a atividade estiveram os alunos de Gestão de Patrimônio, disciplina lecionada pela professora mestra Adriana Ballerini, no curso superior de Tecnologia em Eventos, na Fatec Jundiaí.

Adriana Ballerini é professora da disciplina de Gestão de Patrimônio no curso superior de Tecnologia em Eventos, na Fatec Jundiaí

“Este é um momento muito importante para eles, para que vejam na prática o que já aprenderam na teoria e para que tenham melhor dimensão sobre o local onde estudam. É fundamental que o gestor de eventos entenda do tema, tanto para promover um patrimônio em seus eventos, fomentar a sua preservação e também divulgá-lo nos eventos que realizarão”, comentou Adriana, que é também representante da faculdade no Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac).

Uma das alunas participantes foi Cristina José, que reside em Itupeva. “Hoje eu frequento diariamente o Complexo Fepasa, mas antes da faculdade eu só tinha vindo aqui para ir ao Poupatempo. E eu acho muito curioso que, mesmo com a importância da ferrovia, as pessoas ainda confundam esse lugar enorme como se só tivesse aqui o Poupatempo. A própria Fatec, primeira faculdade pública da região está aqui há 20 anos e mesmo assim as pessoas acham que aqui só tem o Poupatempo”.

A programação completa bem como os vídeos das atrações com transmissão pela internet podem ser conferidos no site do Mês do Patrimônio.

Cristina José é uma das alunas que participou da visita

(Fonte/Imagens: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais CulturaJundiaíNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/08/25/visita-guiada-do-mes-do-patrimonio-leva-interessados-para-um-passeio-pelo-complexo-fepasa/

Apoio