Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Pacientes do Hospital Universitário participam do projeto Alimentação Saudável

Publicada em 31/08/2022 às 14:18

O Hospital Universitário de Jundiaí foi palco do projeto Alimentação Saudável da Unidade de Gestão da Educação da Prefeitura de Jundiaí, que tem como objetivo conscientizar as crianças sobre a importância da prática de uma boa alimentação, através de frutas, verduras e legumes, e ainda desenvolver com elas hábitos disciplinares sobre como realizar uma alimentação correta, estabelecendo horários e cumprindo regras na sua alimentação.

O projeto, que ocorreu na brinquedoteca e em alguns quartos, proporcionou momentos de degustação e orientações sobre as frutas. Depois, foi proposta uma gincana onde as crianças tinham que fazer a degustação às cegas e tentar adivinhar o que estavam comendo. Ao todo, 15 pacientes participaram deste momento lúdico.

A ação foi organizada pela coordenadora do voluntariado do Hospital Universitário, Adriana Romera, e a professora do Atendimento Educacional Hospitalar do Departamento de Educação Inclusiva (DEIN) do município, Idileine Alves Lins, que além de elaborar todas as atividades também conseguiu a doação das frutas com o parceiro Box Dona Quitanda.

“A ação realizada foi muito satisfatória, as crianças amaram as dinâmicas do piquenique sensorial, principalmente as partes de fazer as atividades com os olhos vendados, despertando os sentidos”, comentou Idileine.

Para a nutricionista do Hospital Universitári, Jamile Ferian Abou Abbas, a infância é uma fase de desenvolvimento e aprendizagem, por esse motivo, é primordial o incentivo de uma alimentação saudável, para que esses hábitos adquiridos sejam consolidados e levados para a vida adulta. “Para as crianças, uma alimentação saudável tem diversos benefícios para o crescimento, promoção da saúde, prevenção problemas de saúde, principalmente em longo prazo, como as doenças crônicas (diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia, obesidade), que apresentam alta incidência na atualidade”, explicou a especialista. 

“Os responsáveis tem papel fundamental no estimulo de frutas e verduras, pois estes são fontes de micronutrientes como vitaminas, minerais e fibras, sendo importantes aliados para melhorar o sistema imunológico, estimular o crescimento infantil e na prevenir futuras doenças crônicas”, finalizou Jamile.

Essa atividade fez parte da XXVIII Semana de Prevenção das Deficiências do município.

(Fonte/Imagens: Assessoria Hospital Universitário)


Leia mais EducaçãoJundiaíNotíciasSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/08/31/pacientes-do-hospital-universitario-participam-do-projeto-alimentacao-saudavel/

Apoio