Ações preventivas de saúde bucal atingem mais de 15 mil estudantes em Jundiaí
Neste ano, em apenas quatro meses, 15.413 estudantes de escolas municipais e estaduais foram beneficiadas com ações preventivas em saúde bucal, uma das iniciativas que integra o Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido pela Prefeitura de Jundiaí. Cerca de 70 escolas foram percorridas no período. Até o final do ano, as equipes da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) devem passar por todas as EMEBs e unidades estaduais que participam do PSE.
Além de um mapeamento da condição bucal dos alunos de zero a 15 anos, as equipes desenvolvem atividades educativas sobre a importância da higiene e cuidados com os dentes, promovem escovações supervisionadas, aplicação de flúor e encaminhamentos, quando verificada a necessidade, para atendimento odontológico nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
“Jundiaí sempre se destacou por ter índices baixos de cáries em relação ao Estado e cidades da região de Campinas. Durante a pandemia, orientamos por meio de vídeos educativos. Contudo, percebemos que, no período, a rotina diária de escovação foi deixada de lado por muitos e houve o aumento do consumo de alimentos industrializados com excesso de açúcares. Com o retorno das aulas, retomamos as atividades presenciais nas escolas. Nosso objetivo, ao conscientizar as crianças e as famílias, é contribuir também com o pleno desenvolvimento e com a qualidade de vida dos alunos”, explica a odontóloga e articuladora do Programa Saúde na Escola da UGPS, Veronica de Oliveira Pinto.
Em todas as EMEBs a escovação integra a rotina dos alunos. As Unidades de Promoção da Saúde e Educação ofertam as escovas de dente, a pasta e os suportes para acondicionar de forma correta as escovas.
Os colegas da EMEB Professora Marly de Marco Mendes Pereira, no bairro Fazenda Grande, Erick Hora, Miguel Barros e Lukas Costa, afirmam que gostam do momento de escovação na escola e deram uma aula, após receberem as orientações, atendimento e novas escovas de dentes da equipe do Saúde Bucal. “Foi muito legal. Aprendi que nos lados, tenho que fazer bolinhas com a escola. Dentro, vassourinha. E, passar o fio dental”, resumiu Erick. “Depois das refeições e antes de dormir, temos que escovar”, concluíram Miguel e Lukas.
“Esse é um importante programa. Desperta nas crianças o hábito de fazer a higiene bucal não somente na escola, mas em casa. Além disso, vem ao encontro do nosso projeto Hora Certa, que incentiva a alimentação saudável”, acrescentou a diretora da EMEB, Ana Lúcia Cassiano Frassi.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)