Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Cidade das Crianças: Complexo Fepasa recebe atrações culturais gratuitas no sábado (10)

Publicada em 06/09/2022 às 08:44

O Complexo Fepasa recebe neste sábado (10) uma série de atrações culturais gratuitas voltadas para as crianças e seus cuidadores, pelo programa municipal Cidade das Crianças. As atrações, inteiramente grátis, vão das 10h às 18h, com intervenções, contações de histórias, shows musicais e atividades com a terra, com incentivo às brincadeiras ao ar livre, contato com a natureza e resgate do contato intergeracional das crianças e de seus cuidadores.

A programação faz parte de um pacote de investimentos e de novo conceito para o Complexo Fepasa, que será anunciado ainda esta semana pela Prefeitura. As atrações integram também o movimento “Slow Kids”, que defende a desaceleração da rotina da criança e a valorização do tempo livre na infância, numa iniciativa concebida pelo Instituto Alana, importante parceira da Prefeitura para temas voltados ao planejamento urbanístico com foco na infância.

“Esta programação vem ao encontro das intervenções realizadas pela Prefeitura no Complexo Fepasa, com atrações culturais e voltadas para as crianças, duas das linhas que irão nortear a sua ocupação. Somente nas últimas semanas pudemos ver a adesão do público, que esteve presente nas atrações do 1º Festival de Música de Jundiaí, nos shows do Grupo Triii, da banda Demônios da Garoa e da Orquestra Paulistana de Viola Caipira. Contamos com a participação de todos para que este sucesso de público também de repita neste sábado”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

Programação cultural gratuita vai das 10h às 18h (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Programação

A programação será no jardim frontal do Complexo. A Cia. Contando com Encanto apresenta a sua contação de histórias na abertura, às 10h, e novamente às 16h. Já o grupo Charanga da Tramp apresenta o seu Cortejo, performance teatral brincante, em dois horários, às 11h e às 14h30.

Pelo conceito “Slow Kids”, são três as intervenções do grupo Loa Terra para o incentivo ao contato da criança com a natureza. Às 10h30, tem Espiral de Ervas, para a montagem de um canteiro de ervas aromáticas no local. Já às 12h e 15h30 será a vez da oficina de horta para crianças, com o plantio de verduras e legumes. E às 13h terá a oficina de Sementes Mágicas, que irá propor à criançada o plantio de sementes em recipientes para levarem para casa e cuidar.

Às 15h30, na Sala Jundiaí, será montada a Estação Maritaca, instalação de estúdio de rádio cenográfico para que as crianças interajam e aprendam mais sobre a história do Complexo Fepasa.

O show musical de encerramento está previsto para as 17h, com a Banda Beatles para Crianças, show de Rock para crianças, que, por meio de histórias contadas e cantadas, revisita o repertório da mais famosa banda de Liverpool. Escolha não por acaso: além do sucesso que faz com a criançada, a banda também remete à inspiração britânica, presente na arquitetura e motivação para a construção do Complexo Fepasa.

Entre as atrações culturais da tarde estão a Estação Maritaca às 15h30 e o show da Banda Beatles para Crianças às 17h (Fotos: Divulgação)

Mais intervenções

Ao longo do dia, outras intervenções e brincadeiras tradicionais estarão disponíveis para a criançada, como as estações de BrincAR Livre numa Kombi dos Sonhos, cangas para a realização de piquenique e uma estação interativa da Loa Terra chamada “De onde vêm os alimentos”.

Também está programada a presença do “Homem Refluxo”, performance artística desenvolvida por Peri Pane, que, juntando os resíduos dispensados durante a programação em sua capa plástica transparente, trabalha a conscientização dos participantes sobre a produção do lixo e a necessidade dos cuidados com o meio ambiente.

O Complexo Fepasa fica na avenida União dos Ferroviários, 1760. Além da programação, também o estacionamento no local é gratuito.

(Fonte: Prefeitura de Jundiaí/Imagens: Prefeitura de Jundiaí e Divulgação)


Leia mais CulturaJundiaíLazerNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/09/06/cidade-das-criancas-complexo-fepasa-recebe-atracoes-culturais-gratuitas-no-sabado-10/

Apoio