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Em um ano, mais de 5 mil teleinterconsultas são realizadas na rede municipal de saúde

Publicada em 06/09/2022 às 09:31

A implantação da teleinterconsulta em Jundiaí completa um ano com cerca de 5 mil consultas realizadas, uma média de 400 por mês. Hoje, o tempo de espera para as especialidades médicas cardiologia e neurologia, nesta modalidade, reduziu em até 30 dias. Para garantir mais esse serviço à população, o investimento é de cerca de R$ 200 mil por mês.

O serviço está disponível nas 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que foram estruturadas com equipamentos e habilitadas no uso da tecnologia. Por meio da plataforma digital, o médico da UBS conversa com o médico especialista na presença do paciente e, através da videochamada, discutem e trocam informações para a resolução do caso. A ferramenta também facilita a solicitação de exames.

“Eu passei por consulta com a clínica geral, que fez o encaminhamento para o cardiologista. Achei que ia demorar, mas em poucas semanas, me chamaram. Eu estava bem receosa, porque ia ser pelo computador. Mas a médica da UBS ficou comigo e a cardiologista me atendeu muito bem. Eu nem imaginava que seria assim. Eu gostei muito. Agora, farei os exames para o retorno”, avalia a dona de casa Paula Maria Salin, usuária da UBS Retiro.

O serviço está disponível nas 35 UBSs. O modelo adotado por Jundiaí e premiado

Além de cardiologia e neurologia, atualmente, são ofertadas teleinterconsultas nas especialidades urologia, nefrologia e psiquiatria. Ao todo, serão 13 especialidades médicas disponíveis para Atenção Básica. Também houve, concomitantemente, a implantação do telediagnóstico com exames de eletrocardiograma (ECG), o que permite a emissão de laudos por especialistas de maneira remota. Em média, 1.400 ECG são realizados mensalmente.

“A pandemia de Covid-19 nos apresentou um cenário diferente, com novos desafios, principalmente na Atenção Básica. A partir das ações direcionadas para Cidade Inteligente, investimos em tecnologia também na área da Saúde, que é a nossa prioridade, para qualificar o serviço. A teleinterconsulta e o telediagnóstico trouxeram resolutividade, reduzindo filas por especialidades e com o atendimento ocorrendo na UBS, ou seja, próximo à casa das pessoas”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Premiação
O modelo adotado por Jundiaí recebeu em maio o prêmio Inovacidade, durante a abertura do Smart City Business Congress America 2022, em São Paulo.

“A saúde é uma área com desafios diários. A partir de planejamento, estamos implantando novos serviços, adequando estruturas e ofertando atendimento humanizado, eficiente, com acessibilidade e resolutivo na porta de casa da população. Essa nova tecnologia nos trouxe bons resultados e mostra que estamos no rumo certo”, comenta o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


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