Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Setembro Dourado: Prefeitura promove seminário direcionado para profissionais de saúde

Publicada em 06/09/2022 às 15:21

Com o tema “O câncer infantil do ponto de vista multidisciplinar”, a Prefeitura de Jundiaí realiza no próximo dia 13, em parceria com o Grupo em Defesa da Criança com Câncer (Grendacc), o Simpósio Setembro Dourado. A atividade reunirá profissionais da área da saúde, como pediatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários da saúde, entre outros, na Escola de Gestão Pública de Jundiaí.

“Setembro é o mês escolhido para intensificar a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, representado mundialmente pelo símbolo do laço dourado. É o período em que intensificamos a conscientização sobre o tema e isso passa também pelos profissionais de saúde. Será um grande encontro para nos atualizarmos”, ressalta a gestora adjunta de Promoção da Saúde, médica Dayane Aparecida Pereira Martins.

A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) estima que são diagnosticados, por ano, 215 mil novos casos de câncer em crianças menores de 15 anos, e cerca de 85 mil em adolescentes entre 15 e 19 anos. No Brasil, conforme dados publicados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa de novos casos de câncer infantojuvenil para o triênio 2020-2022 é de 8.460. Em Jundiaí, atualmente, 17 crianças e adolescentes estão em tratamento efetivo no Grendacc, ou seja, fazendo quimioterapia ou radioterapia, e 71 crianças estão em acompanhamento – que passam por consultas e exames periodicamente.

No Grendacc, 17 pacientes estão em tratamento

“Vamos enfatizar a importância do diagnóstico precoce. Falar sobre o câncer infantil, é falar sobre o tempo! Nossas taxas de cura são maiores para os casos diagnosticados mais precocemente. Nesse mês, reforçaremos a importância e atenção dos pais e cuidadores”, adianta a oncologista pediátrica do Hospital da Criança do Grendacc, Arianne Casarim, que destacará em palestra principalmente os sinais, os sintomas e o tratamento da doença.

A atuação do fisioterapeuta, da nutrição, do serviço social, o papel da enfermagem e os cuidados paliativos e a importância da espiritualidade também serão abordados durante o evento.

(Fonte: Prefeitura de Jundiaí/Imagem: Divulgação)


Leia mais JundiaíNotíciasSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/09/06/setembro-dourado-prefeitura-promove-seminario-direcionado-para-profissionais-de-saude/

Apoio