Clínica da Família e Pronto Atendimento Hortolândia são aprovados pela população
O promotor de vendas Felipe Figueiredo da Silva acompanhou, na terça-feira (20), a mãe Maria Aparecida Casagrande da Silva até a Clínica da Família Hortolândia, equipamento entregue pela Prefeitura de Jundiaí à população no último sábado (17), junto com um Pronto Atendimento em um prédio de 1,5 mil m² de construção. O objetivo era o agendamento de consulta. “Viemos para marcar e a minha mãe já passará por consulta por volta das 11h. Um atendimento rápido”, comentou Silva, acrescentando: “Gostei muito desse novo espaço, o prédio ficou muito bom e também achei o acesso fácil. ”
Ao unir o modelo de sucesso adotado pelo Município – o Acesso Avançado – em um local com estrutura adequada e equipamentos modernos, a Clínica da Família Hortolândia, na rua Campinas, vai aumentar a resolutividade do serviço em até 80%. É ofertada assistência em atenção básica baseada na Estratégia de Saúde da Família (ESF), com seis equipes completas, com médicos, enfermeiros, dentistas, farmacêuticos, entre outros, e atendimento de emergência para a região da Vila Hortolândia e Vila Marlene, com cerca de 18 mil usuários ativos.
“Em Jundiaí o foco é esse: a oferta de atendimento resolutivo na porta de casa da população. Desde 2017, investimos em obras de ampliação e reforma, com responsabilidade e planejamento, porque a saúde é nossa prioridade”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado.
Desde janeiro, para que a população se familiarize com o serviço já existente na Clínica da Família Novo Horizonte e premiado em 2019 como exemplo de eficiência no atendimento da Atenção Básica pelo Prêmio Inovacidade do Smart City Business Congress, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Hortolândia atendia nesses novos moldes.
“O diferencial é que, além do atendimento integral dos indivíduos e famílias por equipe de profissionais que compõem a ESF, o Acesso Avançado permite que o usuário seja atendido em suas necessidades no próprio território em tempo oportuno, sem agendamento à longo prazo, como nos modelos tradicionais”, explicou o gerente da Clínica da Família, Leonard Sardinha Cabral.
O usuário passa pelo acolhimento, o qual tem por característica entender a sua demanda de saúde e junto com a equipe definir a melhor estratégia e qual o profissional é o mais indicado para o atendimento naquele momento.
“A equipe de saúde trabalha lado a lado, tornando os atendimentos mais completos, resolutivos e oportunos, sendo realizados no mesmo dia da procura ou no máximo em três dias. Com a mudança para esse moderno prédio construído especialmente para abrigar o serviço, a população além de receber atendimento por profissionais capacitados, também usufruirá de estrutura adequada, o que aumenta ainda mais a resolutividade dos atendimentos”, frisou Cabral.
Mais serviços
Desde segunda-feira (19), também está em funcionamento o Pronto Atendimento, com modelo de urgência e emergência em clínica médica, pediatria e ortopedia. O serviço, no andar térreo, é operacionalizado por convênio firmado com o Hospital São Vicente de Paulo (HSV). O espaço conta com aparelhos de diagnósticos como raio-X, eletrocardiograma e ultrassom. A resolutividade prevista é de 95%.
Quem utilizou o PA, aprovou. “O prédio ficou lindo e eu fui muito bem acolhida. Eu não imaginava que tinha tanta estrutura neste local”, ressaltou a auxiliar de sala de aula, Priscianeide da Silva Nascimento.
“Trouxe meus dois sobrinhos. Eu moro aqui perto e ficou bem fácil. As instalações ficaram muito boas e com os serviços centralizados em um prédio, melhora bastante. Era o que esperávamos”, destacou a professora Margarete Rodel.
O prédio da Clínica da Família e Pronto Atendimento Hortolândia recebeu investimento de R$ 6 milhões para construção e mais R$ 500 mil com mobiliário. O complexo de saúde ainda conta com uma Unidade de Apoio, na rua Monsenhor Emílio José Salin, que agrega todo o apoio logístico às equipes e atividades complementares, como a farmácia para dispensação também de medicamentos controlados e insumos para diabetes.
“Entregaremos uma ampla estrutura, um equipamento semelhante ao que temos no Vetor Oeste, comprovadamente eficiente e resolutivo. Isso é um diferencial do Município e um modelo que será expandido para outras regiões”, enfatiza o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.
(Fonte/imagem: Prefeitura de Jundiaí)