Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Agenda cultural: encerramento da FLIJ e atrações gratuitas no fim de semana

Publicada em 23/09/2022 às 11:37

Para o encerramento da 3ª Festa Literária de Jundiaí (FLIJ), a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) traz programação gratuita, com feira literária, intervenções artísticas, bate-papo, palestra e até parada “cosplay”.

Já nesta sexta-feira (23), a Praça Governador Pedro de Toledo (Praça da Matriz), no Centro, recebe, ao longo do dia, das 10h às 18h, uma feira literária com autores locais; e a intervenção poética “Chuva de Poemas”, com a Cia. Griffo Teatro, em dois horários, às 12h e às 18h. Já a Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot (Complexo Argos) tem, às 18h30, o sarau “Poesia, ato de transcendência: Grito, versos inversos”, com curadoria da escritora jundiaiense Mara Lígia Biancardi e participação de autores de diversas linguagens.

CONFIRA AS FOTOS DA 3ª FLIJ

Feira Literária segue na Praça da Matriz nesta sexta (23) e desloca-se para a Biblioteca no fim de semana

Já no sábado (24) e domingo (25), a Biblioteca Municipal traz feira de livros com expositores, recreação infantil, gastronomia, artesanato, além de brincadeiras literárias e jogos.

No sábado (24), a Biblioteca Municipal tem ainda, às 11h, um bate-papo sobre as criações literárias para crianças, com o autor Ilan Brenman e mediação de Jéssica Balbino; às 13h, o workshop “Vamos escrever um diário? Os primeiros passos na construção do escritor”, com Eliane Diana e Márcio Martelli; às 15h, a palestra “A formação do leitor na era digital”, novamente com Ilan Brenman e mediação de Jéssica Balbino; e às 17h a apresentação de “Os marinheiros”, peça livremente inspirada no texto “Pluft, o Fantasminha”, da autora Maria Clara Machado, com a Cia. Grifo de Teatro.

E, no domingo (25), para encerrar a programação, as atrações na Biblioteca Municipal serão, às 10h, a abertura da exposição “Revista Japy, HQs do coletivo JundComics” e a roda de conversa sobre o universo literário presente nas histórias em quadrinhos, com Rafael Calça e Vinícius Velo, e mediação de Ede Galileu;às 12h30, palestra sobre a construção de narrativa no jogo de RPG; às 15h, concurso de Cosplay, sob o comando do Coletivo JundComics; e às 17h, o show de encerramento, com a banda Still Folk.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA 3ª FLIJ

A Biblioteca Municipal fica na avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos. Mais informações pelo telefone 4527-2110.

Fábrica das Infâncias Japy
Neste sábado (24), às 10h30, a Fábrica recebe a contação “Histórias contadas com origamis” sobre Lendas Orientais, com a oficineira Irene Tanabe. Com o apoio de origamis, Irene irá narrar histórias, segredos, crenças e temores transmitidos de geração em geração pelo tradicional e milenar povo oriental, aguçando a imaginação do público por meio de seus animais lendários e seus seres fantásticos. A atração de duração de até 60 minutos e é indicada para o público em geral.

Já no domingo (25), também a partir das 10h30, é a vez da oficina de montagem de miniatura de cenários com recicláveis, com a oficineira Gika. A partir do uso de materiais não convencionais e acessíveis do nosso cotidiano, a atividade prevê uma revisita dos participantes a cenários teatrais já presenciados. A atividade é voltada para crianças de sete a 11 anos e também tem duração de até 60 minutos. O material necessário para realização da atividade também será disponibilizado gratuitamente para os participantes.

Irene Tanabe apresenta “Histórias contadas com origamis” no sábado e Gika conduz a oficina com recicláveis no domingo (25)

Além das atrações e brincadeiras internas, a Fábrica conta ainda com um Parque Naturalizado – estrutura sem brinquedos estruturados, como balanças e escorregadores, mas montada com elementos como troncos, galhos, folhas, terra, areia e pedras, onde a criançada pode ter contato com a natureza e o brincar livre, pela iniciativa BrincAR LIVRE.

A Fábrica das Infâncias Japy fica na rua Lacerda Franco, 175 – Vila Arens. De terça a sexta-feira, o espaço fica aberto das 9h às 17h. Já aos sábados, domingos e feriados, permanece aberto das 9h às 13h. A entrada de visitantes será permitida somente até 30 minutos antes do horário de fechamento. Mais informações pelo telefone 4521-0971.

Teatro Polytheama
A programação do Teatro começa já nesta sexta-feira (23), às 18h30, com a solenidade “Jundiaí e Prata di Pordenone (Itália) Cidades Irmãs” e pré-estreia do filme “Onde há vida há esperança”. A distribuição de até dois ingressos por interessado será feita tanto pela plataforma Sympla quanto na bilheteria do teatro.

Já no sábado (24), às 20h, o palco do teatro recebe a edição deste mês dos Concertos Astra-Finamax, com o Trio Arqué. O espetáculo de Música Erudita tem classificação livre, duração de 90 minutos e é uma realização Atique & Atique. Os ingressos para todos os setores custam R$ 10,00, com descontos promocionais e previstos por lei aplicáveis. Os ingressos podem ser comprados na bilheteria do teatro e pela plataforma Sympla.

E no domingo (25), o espetáculo “Noite de Gala da Música Erudita” começa às 17h. Também com classificação livre, o concerto tem duração de 120 minutos eos ingressos para todos os setores custam R$20,00, com descontos promocionais e previstos por lei aplicáveis. Os ingressos podem ser comprados na bilheteria do teatro e pela plataforma Sympla.

Jundiaí se torna cidade-irmã da italiana Prata di Pordenone em cerimônia no Polytheama nesta sexta-feira (23)

O Teatro Polytheama fica rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro. Mais informações pelo telefone 4586-2472.

Quem for ao Polytheama poderá conferir ainda, na Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani (anexa ao Teatro), a exposição “Ferida aberta”, em que o artista Tiago Arlindo (Vulgoxis), em seu último fim de semana de exibição, pois vai até esta terça-feira (27). Por meio de pinturas, Vulgoxis propõe uma reflexão sobre a discriminação racial no Brasil e o reconhecimento das contribuições das culturas africana e afro-brasileira.

A Galeria funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados, das 10h às 13h.

Mais exposições
Na Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes, o visitante poderá conferir, além do acervo permanente, três exposições inéditas na cidade: “Patrimônio em Xeque#”, de Isabela Moreno, sobre ceramistas e suas criações em superfícies de lajotas de argila queimada, fazendo uma ilusão à dimensão identitária da produção artística; “Além do Visível”, com as reflexões de Mariana Morishita sobre como a fotografia pode ser utilizada para manipular e construir histórias; e “Corpes Prováveis”, de Bella Tozini, que tem classificação indicativa para maiores de 16 anos.

As três exposições chegam ao seu último fim de semana em cartaz e podem ser conferidas só até este domingo (25). A Pinacoteca fica na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro, e fica aberta para visitação gratuita de terça a domingo, das 10h às 17h. Mais informações pelo telefone 4586-2326.

“Além do Visível” e “Patrimônio em Xeque#”, na Pinacoteca, chegam ao seu último fim de semana em cartaz

Já no Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa), um dos destaques da programação gratuita do fim de semana é o Museu Ferroviário, recentemente reaberto pela Prefeitura, após ter passado por revitalização completa.

No Museu, o visitante poderá conferir a exposição “Ferrovias… muito além dos trilhos”, dedicada às contribuições da ferrovia e dos ferroviários, tanto no mundo, como no Brasil e em Jundiaí.

O Museu Ferroviário fica aberto para visitação de terça-feira a domingo, e aos feriados, das 10h às 17h. Para o local, tanto a visitação quanto o estacionamento são gratuitos. O Expressa fica na avenida União dos Ferroviários, 1760.

No Espaço Expressa, visitante pode conferir o Museu Ferroviário recentemente reaberto

Quem for à Biblioteca, pela programação da 3ª FLIJ, poderá conferir no domingo (25), às 10h, a abertura da exposição “Revista Japy, HQs do coletivo JundComics”, acompanhada de roda de conversa sobre o universo literário presente nas histórias em quadrinhos, com Rafael Calça, ilustrador e roteirista de histórias em quadrinhos, ganhador do Jabuti pela HQ Jeremias; e o criador do HQ Crisálida, o jundiaiense Vinícius Velo.

Ainda na Biblioteca, o visitante pode prestigiar a exposição “Fluindo com os Anjos”, da artista Ju Le Fer, na Galeria Jundiaí de Exposições.

Solar do Barão
Neste sábado (24) e domingo (25), os visitantes poderão aproveitar a chegada da Primavera para conferir os jardins do Solar do Barão, com suas plantas e flores, seu jardim japonês, seus espaços de descanso sob a sombra dos pergolados e as instalações do programa municipal Cidade das Crianças e da campanha “Jundiaí Pé de Infância”, como a casa na árvore, os brinquedos de madeira e as pinturas de chão.

O Solar do Barão fica na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro. Os jardins ficam abertos das 10h às 17h. Já o Museu Histórico e Cultural, instalado no edifício histórico tombado, segue fechado para a montagem de nova exposição temática sobre patrimônios, que será aberta em breve. Mais informações pelo telefone 4521-6259.

Chegada da Primavera pode ser apreciada nos jardins do Solar

Pracinha da Cultura
Na Pracinha da Cultura do Vista Alegre (antigo CEU das Artes), a programação cultural começa já na sexta-feira (23), às 19h, com a sessão gratuita de cinema pelo projeto Super Tela, com a exibição do clássico infantil “O Rei Leão”. Estão disponíveis 40 lugares, preenchidos por ordem de chegada.

A Pracinha da Cultura fica na Cabo Edvaldo Quirino Santana, 46-110, onde também seguem em andamento as oficinas culturais gratuitas que integram sua programação normal.

Na Pracinha da cultura do Vista Alegre, programação traz ainda as oficinas culturais gratuitas para inscritos

(Fonte: Prefeitura de Jundiaí/Imagens: Prefeitura de Jundiaí e Divulgação)


Leia mais CulturaJundiaíLazerNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/09/23/agenda-cultural-encerramento-da-flij-e-atracoes-gratuitas-no-fim-de-semana/

Apoio