Alunos da rede municipal produzem desenhos para colorir amarelinhas em terminais de ônibus
Um ambiente ao ar livre, céu azul, tinta, pincel, uma aula de artes e muitas crianças. Esses são os ingredientes perfeitos para que um momento seja muito divertido e a criatividade funcione a todo vapor para a produção dos mais variados tipos de desenho. O pequeno Lucas Gabriel, de 10 anos, deixou a imaginação fluir e desenhou um monstrinho. “Ah, ele saiu da mente”, disse. “Ele tem dois olhos, asas e pés grandes”, completou.
Agora, imagina se esses desenhos dessem vida aos terminais de ônibus de Jundiaí. Pois é exatamente isso que vai acontecer para os alunos de 5° anos da EMEB José Romeiro Pereira e outras sete escolas municipais pertencentes ao Programa Escola Inovadora. Seguindo os temas de monstros, flora, brinquedos e meios de transporte, as crianças irão produzir desenhos que serão selecionados para colorir 34 amarelinhas em oito terminais de ônibus da cidade. Esse é o projeto “No Terminal a Infância Pede…” e contará com a participação de aproximadamente 170 meninos e meninas.
O garoto Gregory Henry, de 11 anos, passou para o papel algo que tem paixão. “Eu estou desenhando uma pipa, pois é uma brincadeira que gosto muito”, afirmou. Já o Enzo Silva Leal, também de 11 anos, representou o esporte que é apaixonado. “Quis fazer um skate azul, pois é o meu esporte e minha cor favorita”, revelou o menino.
Segundo a Coordenadora da Área Pedagógica de Artes da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Mazu Gonçalves, os alunos passaram por uma grande nutrição estética feita pela professora de artes, Janete Ruzza, para que chegassem ao momento da produção dos desenhos. “As produções artísticas têm o poder de desenvolver a criatividade das crianças, além de possibilitar embutir quem somos naquela arte. A escolha desses desenhos irem para os terminais chama a atenção e gera a reflexão da importância da infância e suas múltiplas vozes para a sociedade, em um local com grande fluxo de pessoas”, comenta Mazu.
Essa iniciativa é uma ramificação do “Jundiaí Pé de Infância” e acontece porque o município investe em políticas públicas voltadas à Primeira Infância, além de integrar a Rede Urban95 Brasil, desenvolvida pela fundação holandesa Bernard Van Leer. A atividade é uma parceria da Unidade de Gestão de Educação (UGE) com a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT).
“Jundiaí é a Cidade das Crianças e elas são a nossa prioridade. Aqui damos voz e vez para que todas elas possam se expressar e se desenvolver. Apenas com investimentos nas crianças vamos conseguir desenvolver a nossa população de maneira global”, afirma o Prefeito Luiz Fernando Machado.
“As manifestações artísticas fazem parte do currículo jundiaiense e está inserido no contexto do Programa Escola Inovadora. A arte e o estímulo a criações livres contribuem como desenvolvimento global dos meninos e meninas da nossa cidade. As ações no terminal dialogam com o fato de Jundiaí ser a Cidade das Crianças e, cada vez que um adulto entrar em um terminal, ele vai lembrar da importância das infâncias para a nossa cidade”, comenta a Gestora de Educação, Vastí Ferrari.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)