Parque Linear agrega qualidade de vida e valorização ao Parque da Represa
A área no entorno do rio Jundiaí-Mirim, no Parque da Represa, teve a formalização da entrega do Parque Linear Gonçalo de Souza e Espaço Família Pet, na manhã deste domingo (25), com atividades físicas e a participação do Prefeito Luiz Fernando Machado e demais autoridades. O local, além de proteger o meio ambiente, promove a qualidade de vida aos moradores e a valorização do bairro. Foi realizado um aquecimento e uma aula aula de Lian Gong, além de uma caminhada com a população no entorno do parque.
“O novo parque ficou excelente. Era um projeto que há muitos anos nós moradores reivindicávamos e que agora foi atendido da maneira que gostaríamos. Moro no bairro desde 1982 e essa será a maior valorização pela qual a região passará em todos estes anos”, comenta Aparecido Abrile, dono de uma mercearia na Avenida Dr. Manoel Ildefonso Archer de Castilho.
O investimento para a revitalização da área foi de R$ 3,6 milhões, com a construção de pistas de caminhada e ciclovia, pontes de madeira, playground, equipamentos para exercícios físicos calçadas, espaço família PET, quiosques, recapeamento asfáltico em todo o entorno e 155 pontos de iluminação de LED na pista de caminhada e rua.
“Jundiaí é uma cidade reconhecida pela qualidade de vida. Os parques e áreas públicas fazem parte dos investimentos realizados e revertidos para os contribuintes. A prática de atividades físicas em espaços públicos de qualidade e com boa iluminação, oferecem conforto para as famílias e seus animais de estimação”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado. “Jundiaí é a Cidade das Crianças e proporcionar ambientes com ampla natureza para o pleno desenvolvimento dos pequenos faz parte das premissas da gestão”, sinaliza.
De acordo com o gestor de Governo e Finanças (UGGF) José Antonio Parimoschi, a requalificação do espaço agrega qualidade, oportuniza maior contato com a natureza e promove a saúde e o desenvolvimento. “Nossa prioridade é melhorar a qualidade do espaço urbano em cada bairro da cidade, construindo espaços de lazer para a comunidade e melhorando a mobilidade das pessoas. O Parque Linear é um exemplo de qualificação integrada que valoriza a natureza, promove o desenvolvimento e oferta qualidade de vida”, afirma.
“A construção é integrada ao meio ambiente. Aproveitaremos as árvores já existentes para o sombreamento e criação dos espaços de circulação e de lazer com os equipamentos para a brincadeira das crianças e suas famílias”, detalha o gestor da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), Adilson Rosa.
“Realmente ficou tudo muito bonito e funcional, tanto para nós idosos como para quem deseja passear com o cachorro ou se exercitar. Espero que agora todos que passem por aqui cuidem bem parque para que ele continue assim por muito anos”, aponta o morador Eduardo Pulieiro.
Integrado
A construção do Parque Linear faz parte de um projeto de integração entre as pistas de caminhada e ciclovias no entorno das represas de Acumulação e Captação da cidade, e a interligação entre o Parque da Cidade e o Mundo das Crianças.
A segunda fase de implantação do Parque Linear será coordenada pela DAE e envolve as ciclovias do Mundo das Crianças e Parque da Cidade, que também estão conectadas ao Jardim Botânico. Segundo o diretor presidente da DAE, Walter da Costa e Silva Filho, estes espaços já são considerados parques lineares e, com esta iniciativa, a área preservada será ampliada.
“É mais uma ação que vai contribuir para garantir mais segurança e preservação dos recursos hídricos, em especial no entorno do rio Jundiaí Mirim, principal manancial de abastecimento da cidade. O Parque da Cidade e o Mundo das Crianças têm este papel também, que será reforçado graças ao Parque Linear”, aponta Costa e Silva.
Para marcar a entrega, atividades para a comunidade foram preparadas, como caminhada; aula de Lian Gong e intervenções artísticas, brincadeiras com palhaços e pintura no rosto das 9h às 12h para as crianças.
(Fonte / Imagens: Prefeitura de Jundiaí)