Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

‘Live: Espaço Cultura’ desta quarta (28) traz apresentações de artistas locais

Publicada em 28/09/2022 às 10:50

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) traz em sua “Live: Espaço Cultura” desta quarta-feira (28) cinco novas propostas inéditas selecionadas por editais lançados pela Unidade em 2021 da lei de emergência cultural Aldir Blanc.

Após a apresentação inicial do diretor do Departamento de Cultura, João Carlos De Luca, das informações, orientações e instruções aos artistas sobre editais abertos da Unidade, quem assistir à Live poderá contemplar esta semana trabalhos inéditos nas linguagens Audiovisual, Dança, Artes Visuais e Teatro.

A primeira apresentação traz o trabalho audiovisual “1656 – O Ano em que nasceu a Villa de Jundiahy”, em que Samuel Vidilli questiona até que ponto é verdadeira a história que todo jundiaiense conhece sobre o povoamento da cidade, como a fuga do bandeirante Rafael de Oliveira com sua amante Petronilha Antunes, que havia matado seu marido na cidade de São Paulo. E que durante a fuga embrenharam-se no Mato Grosso de Jundiahy e escolheram Nossa Senhora do Desterro como nova padroeira desta terra.

Na sequência, é a vez de Maria Cerioni trazer como proposta de Dança o trabalho “Mémoire”. A partir da corporalização das reflexões propostas por Gaston Bachelard no livro “A Poética do Espaço” (1958), a artista se propõe a revisitar, de maneira sensível, um de seus quintais encantados: a casa de seu padrinho.

Em seguida, Mayara Sabino apresenta “Do entalhe à impressão- Processo manual de construção de gravuras sobre madeira”, em que demonstra sua relação com o fazer manual, através da narrativa do passo a passo da construção de uma xilogravura, matriz gravada na madeira para impressão em tecido.

Novamente na Dança, a proposta seguinte é o “Experimento n° 3: Scores”, em que Giovanna Baraldi dá continuidade a uma séria de experimentações iniciada por ela e procura explorar o conceito de dança tarefa através da realização dos Scores – ato de escrever uma tarefa, ou ação – propostos, para a bailarina, por 3 artistas diferentes, encarnados pela própria proponente.

E para concluir a apresentação, Vladimir Camargo traz como proposta na linguagem do Teatro “Antes tarde que mais tarde”, em que narra a rotina chata de uma pessoa adulta, mas que, num dia ao acaso decide experimentar uma viagem por dentro da sua memória e de sua imaginação.

A “Live: Espaço Cultura” é transmitida a partir das 16h, nos canais da UGC no Facebook e YouTube.

(Fonte: Prefeitura de Jundiaí/Imagens: Divulgação)


Leia mais CulturaJundiaíNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/09/28/live-espaco-cultura-desta-quarta-28-traz-apresentacoes-de-artistas-locais/

Apoio