Geresol fecha parceria com Centro de Detenção Provisória para tratamento de lixo reciclável
O Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol) fechou uma parceria inédita com o Centro de Detenção Provisória (CDP), para separação, coleta e destinação correta do lixo reciclável produzido na unidade. Segundo o Diretor do CDP, Alexandre Apolinário mensalmente são acumulados em torno de 24 toneladas de resíduos, sendo 80% – ou 19 toneladas – deste montante reciclável.
“Os principais resíduos acumulados são plásticos de garrafas PET e papéis. Acredito que essa iniciativa é fundamental para contribuir com o meio ambiente e levar aos detentos uma educação ambiental que poderá ser multiplicada no momento em que eles forem ressocializados”, comenta Alexandre.
A iniciativa leva o nome de PICS – Programa Interno de Coleta Seletiva. Além dos 1347 detentos, os funcionários também irão participar da coleta. “É uma iniciativa muito importante. Faço a reciclagem em casa e saber que o lixo que produzimos no trabalho também terá o descarte correto é muito importante”, diz a funcionária Mariana. Já para um detento que não pode ser identificado, essa oportunidade é fundamental para aprender. “Geramos bastante resíduos aqui e ficamos felizes de saber que agora ele terá o destino correto”, opina.
Todos passaram por um treinamento com profissionais do Geresol, na última quinta-feira (29) e iniciaram os trabalhos na segunda-feira (3). “Essa iniciativa é louvável e vai ao encontro da preocupação ambiental que tem Jundiaí. Nessa parceria daremos todo o treinamento, a doação de contentores para realizarem a coleta, além todo o suporte logístico de retirada. Tudo o que for produzido será encaminhado ao Geresol para o fim adequado”, explica o Diretor de Limpeza da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), Márcio Moraes.
Atualmente, o Geresol recebe cerca de 500 toneladas de material reciclável por mês. A nova quantia oriunda do CDP irá representar um aumento de 4% no montante. “Estamos preparados e animados para lidar com essa nova demanda”, afirma Márcio.
Meio Ambiente
A preocupação com o meio ambiente é um tema recorrente em Jundiaí. Em 2020 a cidade se tornou integrante do Programa de Cidades do Pacto Global das Nações Unidas (ONU). Sendo assim, assumiu a responsabilidade de contribuir para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a Agenda 2030. Dentre esses objetivos estão presentes a preocupação com o meio ambiente, mudanças climáticas e o consumo sustentável.
“A preocupação com o meio ambiente e as formas de reduzir o impacto ambiental são amplamente discutidas. A reciclagem é uma prática sustentável e que gera economia, portanto, iniciativas como esta são fundamentais para o nosso bem-estar a longo prazo. Jundiaí é a Cidade das Crianças e construir um mundo melhor para eles é o nosso dever para os dias de hoje”, afirma o Prefeito Luiz Fernando Machado.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)