Programação do Dia das Crianças traz atrações culturais gratuitas ao longo da semana
Por meio do programa municipal Cidade das Crianças, a Prefeitura preparou uma série de atrações culturais gratuitas para comemorar o Dia das Crianças, com contações de histórias, oficinas, brincadeiras e apresentação teatral. Além das comemorações nesta quarta-feira (12), também estão previstas outras atrações gratuitas ao longo da semana, também preparadas pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC). Confira os detalhes:
Fábrica das Infâncias Japy
Nesta quarta-feira (12), a Fábrica das Infâncias Japy também funciona das 9h às 13h, com entrada permitida até meia hora antes do seu fechamento.
Neste dia, das 9h às 12h, a criançada poderá se divertir com as brincadeiras e Jogos com o grupo Amorah, que traz como proposta o resgate de brincadeiras tradicionais, como pular corda e amarelinha, pega-pega e brincadeiras de roda, com foco na interação e aprendizado entre as crianças e seus cuidadores.
A criançada poderá também se divertir com o novo mobiliário cênico da Fábrica, baseado nos conceitos da Rede Urban95 e dos temas “Rios Flutuantes”, em referência aos canais fluviais da cidade, e “Fios que tecem”, numa alusão à atividade fabril têxtil desenvolvida no espaço onde o equipamento cultural está instalado.
Outro espaço em que a criançada poderá se divertir é o Parque Naturalizado, espaço sem brinquedos estruturados, como balanças e escorregadores, mas montada com elementos como troncos, galhos, folhas, terra, areia e pedras, onde a criançada pode ter contato com a natureza e o brincar livre, pela iniciativa BrincAR LIVRE.
Já ao longo da semana, a Fábrica das infâncias Japy realiza também a oficina “A natureza que inspira”. Com duração de cerca de 90 minutos e mediação da oficineira Juliana Fernandes, a oficina é voltada para crianças a partir de seis anos e visa dar ferramentas na formação das crianças por meio da arte, utilizando a natureza como inspiração, expressão livre e, principalmente, como matéria-prima para transmitir sua beleza e incentivar sua preservação.
Os interessados devem realizar inscrição gratuita. Estão disponíveis cinco horários para realização ao longo da semana: na terça (11), no período da manhã, às 9h30, e da tarde, às 14h30; na quinta (13), somente no período da tarde, às 14h30; e na sexta-feira (14), de manhã, às 9h30, e à tarde, às 14h30.
A Fábrica das Infâncias Japy fica na rua Lacerda Franco, 175 – Vila Arens. Mais informações pelo telefone 4521-0971.
Biblioteca
Para esta quarta-feira (12), a Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot preparou para as 10h as “Brincadeiras musicadas”, em que Gabriel Pereira e Luiza Bitencourt trazem brincadeiras com cantigas populares e confecção de instrumentos de percussão para acompanhar a brincadeira. A atividade é gratuita e conta com 20 vagas, selecionadas por ordem de chegada.
Já às 11h, a Biblioteca recebe a apresentação do espetáculo “A Refeição”, com a Cia. Tramp de Palhaços. Com duração de 40 minutos e classificação livre, a apresentação conta a história de Filomeno, um vendedor de pipocas de porta de teatro, e que, por sua rotina de trabalho, faz suas refeições sempre de forma adaptada e desastrosa.
A Biblioteca fica na avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos. Nesta quarta-feira (12), o equipamento cultural funciona das 9h às 13h. Mais informações pelo telefone 4527-2110.
Mundo das Crianças e Parque da Cidade
Na quarta-feira (12), o Mundo das Crianças terá agendamento através do site. A agenda para garantir a visita nesse dia será aberta nesta segunda (10), a partir do meio-dia. Além das atrações de costume, a Casa da Árvore também estará com uma exposição interativa de brinquedos e brincadeiras, em cartaz até o final de outubro.
Já o Parque da Cidade funcionará até as 19h, por conta da programação especial do Circuito das Artes, que começa às 9h, com diversas atividades, como oficinas circenses e jogos, cantigas de roda, música, apresentações de dança e grupos, contação de histórias, workshops de pintura facial, entre tantas outras atrações.
Entre 10h e 17h, o Centro de Reabilitação Jundiaí fará ainda avaliação postural, rastreamento da dor crônica e oficinas de jogos. Brinquedos infláveis estarão na Praça Pôr do Sol, onde também haverá distribuição gratuita de pipoca e algodão doce.
Confira os detalhes da programação
Parque do Corrupira
Durante todo o dia 12, o Parque do Corrupira irá contar com atividades para as crianças. A partir das 8h a Companhia Rick e Kelly fará uma intervenção de palhaços. A atividade dura até 10h. Entre 15h e 17h o parque será palco da Parada Cosplay, atividade promovida pela Cia. Techniato. A programação não para por aí. Das 8h às 17h as crianças poderão realizar a tradicional pintura artística facial.
Mais programação
A programação especial do Dia das Crianças estende-se até o sábado (15), com uma apresentação gratuita, a partir das 16h, do espetáculo “Instagrimm”, da Cia. Jovem de Dança de Jundiaí, no Teatro Polytheama. Os ingressos gratuitos para o espetáculo ficarão disponíveis a partir das 10h30 desta sexta-feira (14), tanto na bilheteria do teatro quanto pela internet, através da plataforma Sympla. Cada interessado pode retirar até dois ingressos.
Mas antes, na sexta-feira (14), às 19h, a companhia abre o seu ensaio geral para o público interessado. Os ingressos gratuitos também podem ser retirados na bilheteria e pela plataforma Sympla, mas a partir das 18h do mesmo dia.
Com coreografias de Alex Soares, diretor do corpo artístico municipal ligado à UGC, “Instagrimm” traz uma mistura entre contos dos irmãos Grimm no formato de linguagem das redes sociais. De maneira lúdica e com bastante humor, o espetáculo também apresenta um panorama dos estilos de dança, com o intuito de despertar no espectador a vontade de dançar.
Por meio do diálogo entre a tecnologia e os contos clássicos – alguns mais conhecidos, como “Branca de Neve” e “Chapeuzinho Vermelho”, e outros um pouco menos, como “João de Ferro”, “Rumpelstichen”, “O pescador e sua esposa” e “O menino que não sabia o que era o medo” – o espetáculo propõe ao público revisitar a sua infância e imaginar como seria nosso relacionamento com os personagens se pudéssemos segui-los nas redes sociais.
O Teatro Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro. Mais informações pelo telefone 4586-2472.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí