Vacinação contra a pólio é reforçada no Parque da Cidade e Mundo das Crianças
Para aumentar a adesão à campanha contra a poliomielite (paralisia infantil), profissionais da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) fizeram uma força-tarefa no Mundo das Crianças e no Parque da Cidade, durante as comemorações deste Dia das Crianças, entre as 9h e 17h.
Dois postos de vacinação contra a pólio, para crianças de 1 até 4 anos, 11 meses e 29 dias foram instalados, um em cada parque, facilitando o acesso das famílias, que aproveitaram a programação do feriado para colocar em dia a imunização dos pequenos.
Juliana Tamires da Silva ficou satisfeita com a iniciativa e sua filha Sara Vitória, de 3 anos, demonstrou muita tranquilidade ao tomar a vacina, em clima de festa. “Estava sem tempo, por conta do trabalho, para levá-la ao posto de saúde e aqui, neste feriado, foi a oportunidade ideal”, frisou a mãe.
Já Fernanda de Oliveira acompanhou o sobrinho Pietro, de 2 anos. “O dia está maravilhoso e essa estrutura totalmente organizada é um grande incentivo para não deixarmos de vacinar nossas crianças”. A ação contou também com a parceria do Rotary Clube de Jundiaí.
Realizada desde o início de agosto, a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite tem como meta atingir pelo menos 95% do público-alvo. Em Jundiaí, até o último levantamento, a meta estava em 60%, bem abaixo do esperado.
“Para ampliarmos essa meta temos ainda até o final de outubro, quando termina a campanha. É uma proteção à criança, pois é preciso aumentar a cobertura vacinal no Brasil para que a doença não volte, como ocorreu em Israel, por exemplo. A iniciativa de hoje é um meio para ampliar a vacinação em clima de descontração, com outras crianças juntas”, ressaltou Dayane Martins, gestora adjunta da UGPS. A vacinação é realizada ao longo da semana em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no horário das salas de vacinação, além das escolas de Educação Infantil I da rede municipal de ensino e creches conveniadas, com aplicação na presença dos responsáveis pela criança ou mediante autorização assinada.
(Fonte / Imagens: Prefeitura de Jundiaí)