33º Encontro de Corais traz programação formativa, com oficinas temáticas gratuitas
Além das apresentações dos corais inscritos e shows musicais convidados, a programação do 33º Encontro de Corais traz ainda quatro oficinas temáticas com inscrições gratuitas para os interessados. “Além da parte artísticas, estas oficinas vêm para cumprir o papel formativo, presente em todos os festivais promovidos pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC)”, comentou o diretor do Departamento de Cultura da UGC, João Carlos De Luca.
No total, estão disponíveis 120 vagas gratuitas (30 cada oficina), preenchidas por ordem de inscrição em formulários on-line. Todas as atividades são voltadas para os interessados maiores de 16 anos e serão realizadas presencialmente na Sala dos Relógios do Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa), com duração prevista de duas horas.
No sábado (22), a partir das 10h, será realizada a primeira oficina, com tema Prática de Teatro Musical. A mediação será de Paulo Grossi e irá abordar a vivência em grandes produções e a prática de canto em grupo e movimento/coreografia, tendo um musical específico como tema de estudo prático.
Já no domingo (23), às 11h, será a vez da oficina A expressão da voz e do corpo no cantar, em que Carla Castro pretende motivar os participantes a vivenciar o autoconhecimento e estruturação corporal, visando adquirir confiança, conexão com o regente, o coral e o público, presença de palco, sonoridade da voz, a força da expressão e interpretação da música.
No fim de semana seguinte estão previstas as realizações de duas oficinas no sábado (29). Às 11h será a vez da oficina A interpretação de canção popular brasileira em formação coral – uma proposta prática, em que Luís Anselmi irá discutir com os participantes, entre outros temas, as possibilidades e subjetividades de interpretação da canção popular em formação coral através de arranjos corais de três e quatro vozes, além da busca por autenticidade da sonoridade coral brasileira no repertório da música popular.
E por fim, ainda no sábado (29), às 14h, será a vez da oficina Evolução da música vocal na Idade Média até o Renascimento, com Marco Antonio Cunha. A formação irá propor um “passeio” pelas etapas da descoberta e evolução das formas de combinação de vozes, desde o uníssono canto gregoriano até a polifonia renascentista.
Confira os detalhes de todas as oficinas
O Espaço Expressa fica na avenida União dos Ferroviários, 1760. Mais informações pelo telefone 4589-6800.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)