Concerto interativo agita a Fábrica das Infâncias Japy
A Fábrica das Infâncias Japy recebeu ótimo público na manhã deste domingo (23) para o concerto interativo da Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ). A atração gratuita integra as iniciativas da Prefeitura pelo programa municipal Cidade das Crianças, em continuação da programação extensa do Dia das Crianças na cidade. A apresentação foi repleta de diversão para a criançada, com explicações sobre cada instrumento da orquestra, além de brincadeiras com os músicos, que imitaram som de animais e de um trem.
Samir Saba foi um dos presentes, levando a filha Catarina, de 6 anos. “Conheci o espaço por conta da vacinação infantil e desde então temos acompanhado a programação. Mesmo não sendo muito perto de casa procuro trazê-la sempre que possível, pois o local oferece muita diversão e tem uma proposta que funciona muito bem para as crianças”, relata.
“A ideia da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) é que essa proposta com nossos corpos artísticos se torne cada vez mais frequente. É fundamental oferecermos experiências artísticas de qualidade como essa, desde cedo. Isso contribui muito no processo de formação humana. A arte é fundamental para desenvolvimento integral das pessoas e das nossas crianças”, comenta o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.
A regente titular e diretora artística da OSMJ, a maestrina Claudia Feres, explica a proposta da apresentação. “Faremos essa experiência do Concerto Interativo, que acredito que combina muito bem com o perfil da Fábrica das Infâncias Japy. Tive uma breve assessoria das minhas fontes especialistas em crianças bem pequenas, o que me dá mais segurança em trazer para as crianças a música de concerto de uma forma bem leve. Teremos ainda a presença do Biólogo Cláudio Cunha, que fará uma brevíssima participação na música de Saint-Saëns”.
O programa da apresentação da manhã traz pequenos trechos de obras: “Bolero”, de Maurice Ravel; “Carnaval dos Animais”, de Camille Saint-Saëns; “Suíte Brasileira”, de Alberto Nepomuceno; Concerto para violino e “Quebra-Nozes”, de Piotr Tchaikovsky; a Sinfonia nº 7, de Ludwig van Beethoven; ao som dos seguintes instrumentos: clarinetes, contrabaixos, fagotes, flautas, oboés, percussões, trompas, trompetes, violas, violinos e violoncelos.
(Fonte/Imagens: Prefeitura de Jundiaí)