1º Workshop de Fisioterapia no Hospital São Vicente reúne profissionais e estudantes
Com foco na evidência científica das práticas de fisioterapia em âmbito hospitalar, aprimoramento de práticas relacionadas a área e atualização de técnicas, procedimentos e conceitos da especialidade, neste sábado, dia 29, o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) promoveu seu 1º Workshop de Fisioterapia, com o tema “Práticas e reflexões sobre fisioterapia hospitalar”. Ao todo, 50 pessoas participaram da ação realizada no anfiteatro da Universidade Corporativa do HSV.
As palestras foram ministradas por profissionais da equipe de fisioterapia, incluindo médicos, fonoaudiólogos e demais especialistas da área assistencial da instituição. Durante o evento, os palestrantes abordaram temas sobre a rotina hospitalar, condutas, além de esclarecer o papel fundamental que a fisioterapia possui na recuperação dos pacientes. Durante as palestras, os estudantes tiveram a oportunidade de discutir práticas e atuações da equipe de fisioterapia com profissionais que já exercem a profissão.
O supervisor da equipe de fisioterapia da instituição, Daniel Gimenez, destaca a importância e efetivação do encontro para os convidados presentes e demais profissionais da área da saúde. “Eventos como este oferecem a reciclagem de condutas e méritos da fisioterapia hospitalar que na área da saúde são de extrema relevância pois impacta diretamente no cuidado ao paciente. É importante que todos os profissionais da área, não somente fisioterapeutas, como fonoaudiólogos, nutricionistas, enfermagem etc, estejam sempre atualizados e por dentro das novidades, tendo sempre como referência as condutas baseadas em evidencias cientificas atuais no cuidado do paciente, visto que a medicina está em constante evolução”.
Entre os temas discutidos estão “Técnicas de fisioterapia respiratória e cuidados com pacientes críticos”, “Técnicas de fonoaudiologia em pacientes traqueostomizados”, “Monitorização neurológica”, “Princípios e indicação de ventilação mecânica não invasiva”, “Cuidados paliativos”, entre outros tópicos que foram abordados no decorrer do encontro a fim de preparar os novos profissionais para uma atuação integrada e de excelência dentro da saúde e estimular os profissionais atuantes a buscarem e, consequentemente, adotarem práticas que ofereçam cuidado de qualidade e humanizado aos internados.
Laura Negrin e Maite Margalef, fisioterapeutas que auxiliaram na organização e ministração das palestras, enfatizam que para os acadêmicos, o workshop possui relevância para a formação do futuro profissional, pois possibilita a integração de conhecimentos adquiridos na disciplina cursada com as palestras que foram ministradas durante o evento. Já para os profissionais que atuam na área, os conteúdos discutidos é uma oportunidade de abrir os olhos para as novas tecnologias e técnicas utilizadas. As fisioterapeutas ressaltam que o objetivo do evento foi levar a prática para aqueles que ainda não possuem contato com a rotina hospitalar e inovações do mercado da medicina para os que já atuam.
“Sinto muito orgulho em fazer parte dessa troca de saberes. A esperança se renova em proporcionar sempre o melhor cuidado aos pacientes. Saber que vamos plantar a semente de um serviço cada vez melhor é o que nos motiva a continuar caminhando e propondo momentos de aprendizado como esse”, compartilha Maite.
“O sentimento é de gratidão em poder retribuir à sociedade, área acadêmica e outros profissionais do hospital, tudo o que um dia o hospital me proporcionou. Pela oportunidade de crescer profissionalmente, sou grato também em oferecer junto a demais colegas de trabalho conteúdos relevantes para os estudantes, a fim de que possam aprimorar em suas vidas academicas e posteriormente profissionais todo o ensinamento oferecido. É uma área que requer constante atualização, visto que oferecemos assistência a casos complexos e buscamos sempre fazer o melhor para nossos pacientes junto a equipe multidisciplinar. Devemos compreender que a equipe como um todo é importante para a recuperação dos mesmos e todos precisam exercer seu trabalho com responsabilidade e amor”, finaliza Daniel.
(Fonte/Imagens: Assessoria Hospital São Vicente)