Jundiaí reforça internacionalização para atrair mais investimentos estrangeiros
Nas duas últimas semanas, Jundiaí marcou presença em solo europeu com a participação em algumas das maiores feiras do mundo para debater sobre cidades inteligentes (smart cities), profissões e gestão pública. Além da troca de experiências, a equipe composta pelos gestores das Unidades de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi e de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), Cristiano Lopes, junto com o Gestor-Adjunto de Governo, Jones Martins e o assessor especial de Cooperação Internacional, Sami Mansour, apresentou a revista digital ‘Jundiaí, a Melhor cidade do Brasil’ com o objetivo de ampliar as informações de interesse dos investidores estrangeiros.
“Nossos objetivos, definidos pelo plano de governo do prefeito Luiz Fernando Machado, foram atingidos. Conhecemos as principais experiências de como as cidades inteligentes estão atuando em favor do cidadão e aproveitamos para reforçar a marca de Jundiaí no exterior, para atrair novos negócios estrangeiros para nossa cidade, para ampliar o leque de oportunidades. Mas, constamos também que Jundiaí está em linha com as melhores práticas de gestão do mundo, o que nos dá a certeza de que estamos no caminho certo”, avalia Parimoschi.
A primeira parada foi em Barcelona, Espanha, na Smart City Expo World Congress (SCEWC), maior feira de cidades inteligentes do mundo. Nela, Jundiaí apresentou as credenciais para empresas do ramo da tecnologia. Em seguida, a equipe embarcou para Paris, França, onde participou da Cloud Expo Europe. Ainda em solo francês, a comitiva participou da Feira dos Prefeitos e dos Governos Locais, visitou a Station F, o maior coworking do mundo, e encerrou na inovadora Feira das Profissões.
A Feira dos Prefeitos e dos Governos Locais é o maior evento de contratação pública, com mais de uma dezena de oficinas sobre as questões enfrentadas pela comunidade mundial, com temas sobre energias renováveis, TIC e gestão urbana. Já o Station F é o maior coworking de startups do mundo, reunidos em 34 mil m². A Feira das Profissões é uma das maiores da espécie na Europa e conta com mais de seiscentos expositores das mais variadas áreas. O objetivo foi debater as novas profissões que estão surgindo e como preparar os nossos estudantes para os novos desafios e qualificar a mão de obra para o mercado de Jundiaí e região.
“Com as credenciais econômicas e tecnológicas que apresentamos, conseguimos deixar a nossa marca e mostrar que Jundiaí é uma boa cidade para se investir. O nosso trabalho segue na direção de desenvolver ainda mais a nossa cidade”, afirma Cristiano Lopes.
A revista digital ‘Jundiaí, a Melhor cidade do Brasil’, apresentada na Europa, está disponível no portal da Prefeitura de Jundiaí e será publicada, em breve, em inglês, espanhol e mandarim.
(Fonte/ Imagem: Prefeitura de Jundiaí)