Lançamento de vídeo e exposição marcam o Dia Mundial de Luta contra a AIDS
Com o intuito de apresentar o serviço que acolhe, informa, atua na prevenção, no diagnóstico, no tratamento e também para romper o preconceito, foi lançado nesta quinta-feira (1º de dezembro) – Dia Mundial de Luta contra a AIDS – um vídeo institucional do Centro de Testagem e Aconselhamento em IST/HIV (CTA), vinculado à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), com produção da TVTEC.
O lançamento ocorreu, no Paço Municipal, durante a abertura da 2ª edição da exposição “O Tempo Não Para”, do CTA, que apresenta uma linha do tempo com registros históricos e epidemiológicos sobre o HIV/AIDS no Brasil e no Mundo, homenageando as pessoas vivendo com o vírus e os profissionais de saúde do Município.
“Estamos marcando essa data que chama à atenção para a epidemia, com duas importantes iniciativas. Queremos mostrar o quanto a prevenção evoluiu e falar sobre a doença, acabando com o estigma, propagando solidariedade e esperança. Além disso, reiteramos o chamado para que a população realize testes de HIV e Sífilis. Diagnosticando, evitamos novas transmissões”, ressaltou a gerente do CTA, Maria de Lurdes Munhoz.
“A partir do vídeo, com depoimentos que emocionam e nos levam a refletir, quebramos tabus e trazemos conhecimento. A doença está presente em nossa sociedade e é necessário falar dela. Jundiaí acolhe e está com os serviços de portas abertas para o tratamento. Tudo isso foi sintetizado e vai circular pelo Município”, observou a superintendente da TVTEC, Mônica Gropelo.
Representando o prefeito Luiz Fernando Machado, o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera, também destacou a importância das iniciativas. “O SUS é referência mundial no combate à AIDS. Em Jundiaí, a assistência é completa seja no campo da prevenção, do diagnóstico e do tratamento. O grande desafio, contudo, ainda é a prevenção. Mas uma vez, fomentamos as medidas preventivas e a importância dos testes ofertados em nossa rede”.
Campanha
Até o dia 9 de dezembro, o CTA prossegue com a 19ª edição da Campanha Fique Sabendo, para promover o acesso à testagem e ao diagnóstico de HIV e Sífilis, viabilizar tratamento precoce nos serviços de saúde, além de reforçar as medidas de prevenção ao HIV e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).
A oferta dos exames ocorre em horário ampliado no serviço, na rua Conde de Monsanto, 480, Vianelo, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com exceção dos dias de jogos do Brasil, quando o equipamento funcionará em horário especial, seguindo o Decreto Municipal nº 31.872, de 15 de setembro de 2022.
Ao longo do mês, também serão realizadas ações em equipamentos de saúde e a distribuição de folhetos em estabelecimentos comerciais.
16 Dias de Ativismo
Neste ano,a mobilização do Dia Mundial de Luta contra a AIDS no Município, também integrou as ações dos 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra mulheres, promovidas pela Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres, vinculada a Unidade de Gestão da Casa Civil. O evento foi prestigiado pelo vereador José Antonio Kachan Júnior; pela assessoria de Políticas para as Mulheres, Penha Maria Camunhas Martins; e pela Assessoria de Políticas para Diversidade Sexual, Kelly Cristina Galbieri.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)