Vestibular e festas: como conciliar o fim de ano com a família e os estudos
Fim de ano é sinônimo de festas e reuniões familiares. Mas para quem está na maratona das segundas etapas dos vestibulares, conciliar os estudos e as festividadesnem sempre é tarefa fácil. Afinal, a 2ª fase da UNESP (Universidade Estadual Paulista) acontece já no próximo dia 18 de dezembro, domingo que antecede o Natal, e a USP (Universidade de São Paulo) realiza nos dias 8 e 9 de janeiro de 2023, primeiro final de semana após as comemorações de Ano Novo.
Neste cenário, o equilíbrio é a melhor maneira para lidar com este período tão intenso e repleto de expectativas.“Os vestibulandos não podem esquecer os estudos, mas por outro lado é importante ter este tempo de festividades na companhia da família. Inclusive, faz bem para a mente descansar um pouco”, explica o psicopedagogo Carlos Camargo, diretor pedagógico do Ápice Vestibulares.
De acordo com o psicopedagogo, a rotina de estudos não deve sofrer muita alteração até o final do último exame. “O conteúdo que precisava ser assimilado, foi visto ao longo de todo o ano. Agora, o foco deve estar muito direcionado ao que as provas de segunda fase vão exigir do candidato. Então, o ideal é que o candidato aproveite para revisar o conteúdo, ver provar de anos anteriores e exercitar respostas de questões dissertativas”.
Mas com as festas de final de ano, é possível manter a rotina? Carlos explica que, por ser um período muito valorizado pela comunidade, é necessária uma conversa sincera e sensata. “O mais importante é que os vestibulandos expressem a importância desta fase da vida deles, que a prioridade é os estudos e que possivelmente eles não possam estar presentes o tempo todo presente, mas que vão se organizar para não perder nenhum momento importante”, comenta.
Afinal, participar efetivamente das comemorações faz parte do momento de relaxamento e de motivação. “Se são festas que não incluem viagens longas, por exemplo, é possível manter a rotina de estudos tranquilamente. É um momento de decisões e se o candidato quer se sair bem precisará abdicar de algumas coisas. Nesta hora, o apoio da família é fundamental”, destaca. O psicopedagogo finaliza com um alerta: cuidado apenas com os excessos de comidas e bebidas, afinal, o corpo e a mente precisam estar saudáveis para realizar as provas da melhor forma possível.
(Fonte / Foto: MR Comunicação e Marketing)