Cinco tradições natalinas que nunca saem de moda
O Natal é conhecido por ser a época mais feliz e aguardada do ano, que conta com muitos costumes e tradições familiares. Confira algumas que nunca saem de moda! Quais não podem faltar na sua casa?
1. Árvore de Natal
É comum que as famílias enfeitem a árvore de Natal com objetos que simbolizam a data, como bolas e luzes coloridas. Apesar de já serem usadas há séculos, foi por volta dos anos 1500 que as árvores de natal tornaram-se um costume cristão. Historiadores atribuem essa tradição à Martinho Lutero. A estrela, que vai no topo da árvore, representa a estrela de Belém, que revelou aos três reis magos o nascimento de Jesus e os levou até Belém.
2. Ceia de Natal
Segundo a literatura, a Ceia de Natal vem do antigo costume europeu de deixar as portas das casas abertas no dia de Natal para receber viajantes e peregrinos que, juntamente com a família hospedeira, confraternizavam a data, que celebra o nascimento de Jesus.
3. Presépio
De acordo com fontes históricas, o primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis no Natal de 1223. O presépio é uma montagem com peças que faz referência ao momento em que Jesus Cristo nasceu, ao lado dos personagens bíblicos que estavam presentes.
4. Guirlanda de Natal
A guirlanda de Natal é um símbolo que representa sorte. Geralmente, é pendurada na porta de entrada e pode ser considerada um convite para o espírito natalino entrar em casa. A tradição também pode ser vista como uma representação da coroa usada por Jesus Cristo ao ser crucificado, onde as folhas representam os espinhos e os frutos vermelhos são as gotas de sangue.
5. Troca de presentes
A origem da tradição de trocar presentes no Natal surgiu dos presentes que os três reis magos levaram para o menino Jesus. Baltazar, Belchior e Gaspar levaram ouro, mirra e incenso para a criança que acabava de nascer. A tradição natalina foi oficializada pelo Papa Libério, em 354 d.C.
(Fonte: TVTEC Jundiaí/Imagens: Canva)