Internacionalização de Jundiaí chega até a educação
Mostrar os ativos de Jundiaí mundo afora, garantir atração de investimentos estrangeiros e trocar boas práticas na administração pública são estratégias para fortalecer a internacionalização da cidade. Além da economia, a proposta tem trazido resultados para a Educação, com a vinda de atelieristas da Reggio Children, de Reggio Emília, cidade do norte da Itália e referência mundial em políticas públicas voltadas à educação na primeira infância.
Em 2022, os profissionais Federica Castrico e Alessandro Mainini desembarcaram em Jundiaí e realizaram uma série de atividades com os educadores do município e da região. Uma palestra para 700 pessoas apresentou a cidade de Reggio, sua história e os princípios que norteiam a educação no município.
Além disso, foram desenvolvidas oficinas e atividades práticas com instrumentos digitais e materiais coletados na natureza. A prática foi no jardim do Complexo Argos e tudo o que foi obtido serviu como objeto de estudo. Os materiais ainda foram utilizados para a produção de parte da “Mostra Sconfinamenti – Atravessando fronteiras: encontros com sujeitos vivos/paisagens digitais”.
O encerramento das atividades foi justamente a montagem e exposição da Mostra, que de 11 de novembro a 12 de dezembro permaneceu aberta no Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (CIEMPI), para Jundiaí e para o Brasil. O projeto apresentou experiências desenvolvidas nas creches e escolas de Reggio Emilia. O foco da exposição, que já rodou por diversos países e veio pela primeira vez a Jundiaí, é estabelecer o diálogo entre o natural e o digital, numa proposta de exposição-ateliê.
“A internacionalização de Jundiaí permite o compartilhamento de boas práticas em políticas públicas, com foco na prestação de serviços de excelência ao cidadão. Na educação, isso se faz ainda mais necessário, pois Jundiaí é a Cidade das Crianças e investe de forma relevante nas políticas públicas para a primeira infância, com o objetivo de desenvolver as crianças e reduzir a desigualdade social a longo prazo”, explica o Prefeito Luiz Fernando Machado.
“A abordagem educacional de Reggio Emília é uma referência mundial em políticas públicas para a infância. O período que passamos junto da Federica e do Alessandro foi muito enriquecedor para aprender ainda mais sobre as práticas que dialogam com o Programa Escola Inovadora”, comenta a Gestora de Educação, Vastí Ferrari.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)