Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Previsão do tempo da virada: como 2023 deve ser recebido no Brasil

Publicada em 31/12/2022 às 10:35

Saúde, dinheiro, esperança. Estes são apenas alguns dos desejos para o ano que está prestes a começar.

Entre aquilo que está por vir e que podemos prever, até o momento, são as condições do tempo para o momento da virada. A expectativa é de que o Brasil tenha um cenário bastante diverso nesse contexto.

Tempestades podem atingir áreas do Rio de Janeiro, Sul de Minas Gerais e Norte paulista. Assim como, a metade Oeste do Mato Grosso, o Amazonas, Sudeste do e Nordeste do Pará, Maranhão e o Piauí. Já no Rio Grande do Sul, o último dia do ano será de sol e calor intenso.

As chuvas são efeito da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que atua entre o Centro-Oeste e o Sudeste, mas que começa a se desconfigurar no sábado (31).

Além disso, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema produtor de chuva no Norte brasileiro, reforça as instabilidades na região, provocadas pelo calor e a alta umidade do ar. Já no Nordeste do país, o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) também aumenta a nebulosidade e condições para chuva.

À noite, a chuva pode cair com fraca intensidade, de forma isolada e passageira na capital Rio de Janeiro, por exemplo. Ao longo do sábado, há previsão de chuva forte com trovoadas, intercalada com breves aberturas de sol na capital fluminense. Os acumulados de precipitação esperados são altos, com potencial para transtornos no último dia do ano, com chances de alagamentos e inundações. As temperaturas vão ficar mais amenas, na média de 29°C de máxima.

Em São Paulo, as pancadas de chuva estão previstas a partir da tarde, inclusive na capital, podendo ser fortes nas áreas ao Norte que fazem divisa com o estado mineiro e fluminense. O sol aparece mais neste sábado e volta a esquentar na região metropolitana. Durante à noite, estas instabilidades perdem força e o tempo volta ficar firme. Não há previsão de chuva para o momento da virada do ano na capital e no decorrer da madrugada do domingo (1º).

A noite deve ter um céu de tempo firme em Porto Alegre e em Florianópolis. São Paulo terá muitas nuvens, mas a virada para 2023 deve ser sem chuva.

O primeiro dia de 2023, começa ensolarado em Santa Catarina e em boa parte do Rio Grande do Sul, inclusive nas capitais, e ao longo dos litorais gaúcho e catarinense. Por outro lado, pode chover fraco em Curitiba.

Mais uma vez, a metade Norte do Brasil, fica sujeita a pancadas de chuva, podendo ocorrer trovoadas, em muitas áreas da região Sudeste, exceto a porção norte de Minas Gerais, em todo o Centro-Oeste e Norte do país e em grande parte do Nordeste, exceto no Centro-Leste e Sul da Bahia.

Fonte: Climatempo


Leia mais CidadesClimaLazerVariedades
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/12/31/previsao-do-tempo-da-virada-como-2023-deve-ser-recebido-no-brasil/

Apoio