Inclusão: acolhidos da rede socioassistencial prestigiam a Festa da Uva
A Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) promoveu no último sábado (28) a visita dos moradores da Residência Inclusiva à 38ª Festa da Uva e 9ª Expo Vinhos de Jundiaí. No Parque da Uva, todos os dez moradores acolhidos pelo serviço puderam conferir as atrações musicais, o receptivo na Vila Italiana e demais intervenções artísticas, além de prestigiar alguns dos sabores da Festa.
Jundiaí é um dos poucos municípios brasileiros que contam com Residência Inclusiva, serviço voltado ao acolhimento de pessoas entre 18 e 59 anos, preferencialmente egressos do serviço de acolhimento para crianças e adolescentes, e com algum diagnóstico de deficiência – seja ela intelectual, física, visual ou auditiva – e de incapacidade de autossustentabilidade.
“A ideia da visita veio de um dos propósitos da Residência Inclusiva, que além do acolhimento, preza pela criação e fortalecimento de vínculos dos acolhidos não só com eventuais familiares, mas também com a sociedade e com a dinâmica da cidade em que vivem. E a Festa da Uva tem tudo a ver com isso, portanto quisemos criar nela um espaço de convivência e relações para os acolhidos, fora do espaço em que residem”, comentou o diretor de Proteção Social Especial da UGADS, Luiz Guilherme Camargo.
Expansão
O serviço foi instalado no município em dezembro de 2020, em imóvel no bairro da Bela Vista, e encontra-se em expansão, já que a Prefeitura irá inaugurar uma nova unidade da Residência em fevereiro, em imóvel na vila Arens, para outros 10 moradores, já encaminhados e acompanhados pelo Poder Judicial e pela rede socioassistencial, por meio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas).
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)