No PodTrampo, Rosana Tsurusawa, do Senac, tece elogios ao Galpão
Sob o comando da jornalista Tayana Konrath, o PodTrampo da Fundação Escola TVTEC de Jundiaà desta terça-feira (31) recebeu a professora de Moda do Senac JundiaÃ, Rosana Tsurusawa para falar sobre ‘economia criativa’. A superintendente da FTVTEC, Mônica Gropelo, também acompanhou o programa. A criatividade como forma de alavancar a carreira foi um dos temas abordados durante o bate-papo.
Para Rosana, a economia criativa deve ser implantada em todas as áreas. É preciso inovar e usar a criatividade para se destacar. “Hoje temos grandes empresas que investem em economia criativa e o empreendedor também deve ter um diferencial. Eu preciso usar a criatividade para me manter no mercado, quer dizer, agregar valor nas vendas e criar o diferencial independente do produto.”
“Já temos um grupo formado no Senac que aborda sobre economia e cidades criativas. Em JundiaÃ, os docentes de várias áreas se reúnem para discutir, entender e aplicar nos cursos. O objetivo é despertar a criatividade nos alunos, mas infelizmente ao longo da nossa criação somos cerceados, por isso a ideia é estimulá-los em diversas áreas. É preciso agregar valor através do meu capital intelectual para termos um diferencial e conseguir vender e ter um produto exclusivo”, comenta a docente.
Rosana esteve na entrega do Galpão Criativo e fez elogios à forma de como os modelos de negócios foram valorizados. “O interessante é que tinha moda, artesãos, serviços, gastronomia que tem agregado muito valor na economia criativa, sem falar na parte cultura, enfim. Jundiaà precisava deste espaço. Temos pessoas incrÃveis prontos para produzirem, mas que nem sempre conseguem espaço para mostrar o trabalho. Desejo sucesso e vida longa ao Galpão.”Projeto que deu certo
Conhecido como um novo espaço público e gratuito da economia criativa em JundiaÃ, o Galpão Criativo tem sido elogiado por diferentes setores, mas um trabalho que já vem sendo implantando no novo modelo da FTVTEC. Segundo Mônica Gropelo, a TVTEC veio para atender todos os públicos.
“Apesar de entregar informação, esta entrega é de uma maneira diferente, criativa e, a partir que trazemos esta criatividade, saber o que o outro está esperando algum benefÃcio. Não somos apenas um canal de TV, mas utilidade pública, formação, prestação de serviço e prosperidade.”
Segundo adianta Mônica, a economia criativa é implantada nos quatro pilares da TVTEC, unindo conteúdos criativos, rede de inovadores, escola e economia criativa. “Somos um laboratório de qualificação na economia criativa. Colocamos em prática o que foi aprendido, saber vender e tirar a ideia do papel. A nossa proposta é vocação. É ser laboratório na economia criativa com propósitos, passando por uma trilha, circuito e preparando melhor as pessoas.”
Rosana ainda reforça que a educação deve estar, inclusive, dentro da economia criativa. “Hoje em dia não é apenas vender, e sim capacitar para se ter a qualidade nesta venda. Não é só dar o peixe e sim ensinar a pescar com cursos, sendo o aluno o protagonismo de ensino.”
(Fonte/Imagem: TVTEC JundiaÃ)