Presidente da Bernard Van Leer afirma que Jundiaí é exemplo para o mundo
O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, recebeu, nesta terça-feira (31), o CEO da Fundação Bernard Van Leer – organização holandesa que atua no desenvolvimento da primeira infância, Michael Feigelson. “Jundiaí é exemplo para outros municípios não só do país, como do mundo. Desde minha última visita aqui, a cidade mudou muito”, afirmou.
Michael esteve acompanhado da diretora executiva da Fundação, Rushda Majeed, e da representante da Fundação no Brasil, Claudia Vidigal. Além do prefeito, o grupo de trabalho foi recebido pelos gestores José Antonio Parimoschi (Governo e Finanças) e Marcelo Peroni (Cultura).
Luiz Fernando comentou que, quando Jundiaí iniciou os trabalhos para implementar a Cidade das Crianças, as ações da Bernard Van Leer foram grandes inspirações. “Tudo o que está acontecendo, aqui na Cidade das Crianças, foi inspirado na literatura de vocês. Hoje você pode ver na prática o que nos orientou. Jundiaí viu, aprendeu e executa diariamente as políticas públicas para a infância”, disse o prefeito.
Durante o encontro, o grupo conheceu o Observatório, ferramenta que apresenta o andamento das ações em Jundiaí. “Em 2017, quando assumimos a gestão, construímos esse cenário programático para as ações relacionadas à Cidade das Crianças. Atualmente, são 118 indicadores somente para esse tema. Hoje, com a ajuda do Observatório e a implantação do prontuário eletrônico integrado, conseguimos fazer o acompanhamento da primeira infância da criança, com o foco em trabalhar com as ações preventivas”, lembra Parimoschi.
O gestor de Cultura também enfatizou que, em Jundiaí, a criança tem voz. “Promovemos a escuta e as crianças participam de importantes decisões, como o PPA (Plano Plurianual) e ações que envolvam e impactem na cidade”, alega.
Após a conversa com o prefeito e gestores, o grupo visitou espaços públicos dedicados à infância, como o Mundo das Crianças, a EMEB Brigida Gatto Rodrigues e a Fábrica das Infâncias. Quando questionado sobre o que mais gostou de ver na cidade, Michael comentou que o fato de a natureza estar sempre presente. “Aqui, a criança tem acesso à natureza. Isso pode parecer simples, mas é algo com baixo custo e que faz uma grande diferença na vida da população”, comentou.
Para Rushda, esse também é o ponto alto. “A cidade é muito próxima da natureza, as crianças podem brincar e aprender nela, o que é algo muito importante para o desenvolvimento cognitivo, principalmente quando falamos dos seus primeiros mil dias de vida. Jundiaí é uma cidade que se preocupa com esse desenvolvimento”, concluiu.
(Fonte/Imagens: Prefeitura de Jundiaí)