Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

“Live da Cultura” apresenta mais quatro novas propostas da Lei Aldir Blanc

Publicada em 07/02/2023 às 13:49

Além das informações, orientações e instruções sobre o edital do 25º Enredança 2023 e também sobre o novo Cadastro de Artistas,  a live “Espaço Cultura” desta quarta-feira (08) traz, mais quatro propostas artísticas inéditas selecionadas de editais da lei de emergência cultural Aldir Blanc lançados pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) em 2021.

Com início às 16h, o encontro online é transmitido ao vivo pelos canais da UGC no Facebook e YouTube e conta com a mediação do diretor de Cultura, João Carlos De Luca. Desta vez, as linguagens artísticas das obras que serão exibidas são nos segmentos da Música e Literatura.

Nesta semana a live vai apresentar o vídeo de número 18 que trata desta vez, das obras dos artistas Claudinei Duran e Gabriel Falcade, ambos com projetos no segmento da Música, enquanto Alex Alexandre da Rosa e João Pedro Lopes Veras de Carvalho Delprá, em Literatura.

Projetos

“Afro-Samba” – Música, de Claudinei Duran será o primeiro projeto apresentado na transmissão. Sua proposta, dentre tantas influências dentro da cultura musical brasileira, é destacar a africana. A fusão africana com a música litúrgica (cantos gregorianos) e elementos rítmicos do candomblé. Desde Villa Lobos, que já utilizava desses elementos africanos e com eles criou a música orquestral genuinamente brasileira e que também introduziu o violão como instrumento solista na orquestra. Partindo daí os “Afros-Sambas”, um álbum de 1966, de Baden Powell e Vinicius de Moraes, é que o projeto Afro-Samba foi idealizado. Uma releitura instrumental – autoral -arranjada para violão solo de sete cordas. Tendo como intuito expandir a cultura musical brasileira fundamentada em suas bases.

“Pandemia e Solidão” – Literatura, de Alex Alexandre da Rosa – O projeto é um vídeo-book (um monólogo) de um conto escrito durante a pandemia, contando a história de um personagem que é obrigado a ficar em casa durante a quarentena. A ideia é mostrar os danos, além da tragédia irreparável de milhares de mortes somente no Brasil, para além da doença em si. Danos psicológicos e físicos. O medo, a angústia e a ansiedade podem trazer sérios problemas para a saúde – ainda mais para alguém que sofre de transtorno de ansiedade como é o caso do personagem. A proposta é sintetizar o drama de milhões de brasileiros que passaram por isso na quarentena, e, também, levar a uma questão filosófica do que realmente importa. No texto podemos ver um homem que se preocupou com a vida profissional e deixou de lado a parte afetiva, levando-o a ficar sozinho no momento mais difícil.

Na sequência, será apresentado o projeto “Poemas de Lira dos Vinte Anos”, Literatura, de João Pedro Lopes Veras de Carvalho Delprá, umaperformance poética em vídeo com a proposta de rememorar o poeta romântico Álvares de Azevedo através da interpretação de poemas da obra “Lira dos Vinte Anos” pelo ator João Veras de Carvalho, criando imagens vivas que dialogam com a expressão e sentimentalidade ultra-romântica de um dos maiores escritores brasileiros.

“Desenhando com o Violoncelo” – Música, de Gabriel Falcade é uma leve apresentação musical onde clássicos dos desenhos da Disney serão interpretados pelo violoncelo, buscando aproximar o público de novas sonoridades e de instrumentos orquestrais através de uma colaboração inusitada e inspiradora.

Após a transmissão, o conteúdo segue disponível para os espectadores interessados.

(Fonte: Prefeitura de Jundiaí/Imagem: Divulgação)


Leia mais CulturaJundiaíNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2023/02/07/live-da-cultura-apresenta-mais-quatro-novas-propostas-da-lei-aldir-blanc/

Apoio