Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Mostra Galpão Criativo acontece nos dias 25 e 26 de fevereiro

Publicada em 13/02/2023 às 09:17

A segunda edição da Mostra Galpão Criativo, projeto da economia criativa da Prefeitura de Jundiaí e da Fundação Escola TVTEC Jundiaí (FTVTEC), será realizada nos dias 25 e 26 de fevereiro com a adesão de 75 agentes criativos dos mais diferentes segmentos da economia criativa. Assim como nos moldes da primeira edição, a proposta do encontro é reforçar a importância de valorizar o trabalho de pessoas que utilizam a criatividade como geração de renda.

A superintendente da FTVTEC, Mônica Gropelo, lembra que a primeira edição foi uma experiência para que a fundação conhecesse o público, fizesse um diagnóstico e reconhecesse o segmento tão rico de talentos. “Percebemos a grande demanda e o interesse ao espaço a ser ocupado. Experiência rica em participação, interesse e realmente em criatividade e por isso faremos a segunda edição. Porém, esse é um programa de qualificação e de novos talentos da economia criativa e de incubação de novos talentos, mas passa primeiro por um programa de qualificação para se preparar”, comenta.

Segundo Mônica, o programa de qualificação será importante para que o criativo se prepare melhor para as próximas edições, tire dúvidas e possa prosseguir, prosperar e alcançar a geração de renda. “Temos certeza que é um espaço muito importante sendo construído com muita consciência e junto com essa comunidade que realmente é muito criativa e talentosa.”

Mônica Gropelo, da TVTEC, reforça a importância da qualificação para os criativos

Dos 75 talentos que participam do encontro, 12 não estiveram no primeiro, mas se interessaram em fazer parte desta ‘incubadora de ideias’, referência quando o assunto é ajudar a alavancar talentos e oportunidades.

Com seu trabalho de mosaico decorativo, em especial mosaico com caixas, artigos de cozinha e mandalas religiosas, Luciana Alves Borges fará parte do time de talentos do Galpão Criativo. “Fiz esse curso no Fundo Social em 2007 voltado para geração de renda e desde então trabalho com mosaico. Me interessei pela proposta do Galpão, pelo incentivo e capacitação para nós como empreendedores. Temos um sonho e, para conquistá-lo, precisamos de ferramentas e conhecimento. Tenho expectativa de divulgar o meu trabalho e adquirir novas experiências.”

O aposentado Antônio Ferrari, de 84 anos, faz sua estreia no Galpão Criativo com a proposta de mostrar seu trabalho a um público que gosta de coisas novas. Utilizando matérias-primas simples, como alumínio e madeira, ele cria comedouros e camas para pets. “Como sou estreante em feiras, quero expandir meu negócio e aprender com os outros participantes a arte de expor. Quero conhecer o público que possa ser um cliente futuramente”, comenta Ferrari.

O aposentado Antônio Ferrari, de 84 anos, faz sua estreia no Galpão Criativo

A moradora de Jarinu, Arine Ribeiro, da AfroAri, traz um leque de diversidade para mostrar um pouco da cultura negra. Turbantes, roupas, faixas e acessórios de cabelo farão parte de seu portfólio. “No primeiro Galpão Criativo eu desfilei como modelo com roupas afros e percebi que também seria interessante expor este trabalho. Minha expectativa é que as pessoas conheçam, valorizem e saibam que não é só a pessoa negra que pode usar. Qualquer um que se sinta bem e que queira elevar a autoestima pode utilizar os produtos. Quem deseja se empoderar pode usar.”

Todos os participantes desta edição fizeram parte do Programa de Qualificação de Talentos nas Áreas da Economia Criativa. Durante quatro dias, receberam informações nas áreas da economia criativa, entre elas, imagem pessoal, pesquisa de mercado, ponto de venda e MEI.

Além da exposição dos produtos, o encontro reúne parte artística, desfiles e oficinas. Tudo de maneira gratuita.

Entre os produtos a serem mostrados, mosaicos em diferentes propostas

Mostra Galpão Criativo

Endereço: Avenida Dr. Cavalcanti, 396, Complexo Argos

Data e horário: Dia 25 de fevereiro, das 10h às 18h; Dia 26 de fevereiro, das 10h às 17h

Mais informações, acesse o Instagram: @galpaocriativojundiai

(Fonte/Imagens: TVTEC Jundiaí e Divulgação)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2023/02/13/mostra-galpao-criativo-acontece-nos-dias-25-e-26-de-fevereiro/

Apoio